About Me

Aethyrick - "Gnosis" Review


Da Finlândia, e no que ao Black Metal se refere, não se espera menos que soberbo. Com uma longa tradição no género, os finlandeses são inovadores, são clássicos e conservadores, são brilhantes naquilo que (por norma) fazem.

“Gnosis” é o 2.º álbum destes finlandeses. Um conjunto de 7 temas que assenta em várias nuances, em vários modos de criar melodias. Do Black Metal mais ríspido e agressivo, a momentos acústicos e ambientes delicados de sintetizador, o duo leva-nos numa viagem imensa, diversificada e dinâmica. Verdade seja dita, o nível de inovação é deveras reduzido. Ao contrário de muitos dos seus conterrâneos, não há aqui pinga de evolução, não há um quebrar barreiras… algo que não é mandatório, claro. De certo modo, soam um tanto ou quanto menos “acres” que muitas das bandas saídas da mesma nação. Aqui somos imersos em melodia, em ambientes doces, ainda que repletos de “pontas afiadas”.

Essa dicotomia resulta muito bem, quando há um dinamismo natural, a rasgar os temas… unindo para desunir. Acalma a tempestade, somos absorvidos para uma bolha protectora que nos salvaguarda o ser. Reconfortante e mágico.

Gall e Exile consideram que o resultado da criação musical é magia, um veículo ritualista, quiçá. De certo modo, e independentemente da opinião de cada um acerca da espiritualidade, há aqui momentos que nos transportam para segundos de desunião do estado consciente, para curtas fracções de transcendência. “Golden Suffering”, a malha final, estruturada em redor de um excelente trabalho de guitarra, arrasta-se sem dificuldade alguma, ao mesmo tempo que nos embala até ao ponto de desvinculação acima referido.

Quando pensamos em Finlândia e Black Metal, de imediato pensamos (ou alguns de nós pensam) em Beherit ou Archgoat, Clandestine Blaze ou Horna, e nenhum destes nomes é similar a estes Aethyrick. Transcendente é a proposta que temos perante nós, distinta dos nomes apresentados previamente. Um regresso aos 90 e às ambiências, às melodias hipnotizantes. Uma agradável surpresa e um excelente momento.

Nota: 8/10

Review por Daniel Pinheiro