About Me

Entrevista aos Art of Departure

Art of Departure é o novo projeto do baterista Tarald Lie Jr., da conhecida banda Tristania. Com um estilo semelhante ao dos Tristania, este projeto dá-nos a conhecer um lado mais pessoal do Tarald e faz-nos querer ouvir mais. Já com um single já dísponivel, ficámos com curiosidade para saber mais sobre este projeto.

M.I. -  "Art of Departure" é o nome do teu novo projeto. Podes falar-nos um pouco sobre ele?

Este é, mais ou menos, um projeto a solo onde eu posso expressar ideias de música e letras que não tive oportunidade de o fazer nas bandas onde já toquei. Até agora apenas um single foi lançado, no qual toco bateria e guitarra.
Os seguintes artistas convidados contribuiram com: Kjetil Nordhus (Tristania, Green Carnation) voz; Mariangela Demurtas (Tristania, Ardours) voz; Øyvind "Mustis" Mustaparta (ex Dimmu Borgir, Susperia) teclas; Håkon "'Memnock" Didriksen (Susperia/Abyssic) baixo e o Pete Johansen (Tristania, Sins of thy Beloved, Sirenia etc) violino.


M.I. -  Como descreverias o teu estilo?

A música é dark, melódica e ambiente. Alguns dirão que tem alguns elementos progressivos aqui e ali. As primeiras músicas ficaram um pouco suaves, por algum motivo, mas isso pode mudar no futuro. As letras são, em termos de estilo, não muito diferentes do que já escrevi anteriormente para os Tristania e os Ardours. Elas são talvez um pouco mais melancólicas e possivelmente mais pessoais.


M.I. -  Porque escolheste "Art of Departure" como nome deste projeto?

O nome é retirado do nome da primeira música que foi concluída para o projeto. Eu achei adequado porque é, de alguma forma, uma ligeira partida do que eu normalmente faço musicalmente. Também se refere a "sair"; “deixar alguém / algo / qualquer coisa”, portanto, está aberto à interpretação. Se isso pode ser descrito como "arte", cabe a outros decidir.


M.I. -  Para a capa do primeiro single foste ao Paraguai fazer uma sessão fotográfica. Porque decidiste fazê-la lá e não na Noruega? Quem é a rapariga na fotografia?

A minha namorada é do Paraguai, por isso tentamos visitar o país o máximo possível. Escolhemos alguns locais que achamos que se encaixariam bem no clima das músicas, juntamente com uma fotógrafa local e nossa amiga, a Myrta Araújo da Evil Dolls (agência de modelos alternativa), que gentilmente se juntou a nós como modelo no vídeo, na promoção das fotografias e da capa do single.
A sessão fotográfica poderia muito bem ter sido feita na Noruega, mas o resultado teria sido totalmente diferente, então desta vez optei por esta solução.
Para o EP, com lançamento previsto para o inverno de 2021, cooperei com um grande artista paraguaio chamado Samuel Araya para a imagem da capa. Eu quis guardar o seu trabalho para o lançamento do EP, utilizando uma fotografia da sessão fotográfica do Paraguai para o single atual.


M.I. -  Escolheste outros membros dos Tristania para trabalhar contigo neste EP. Porque os escolheste? E quanto ao Øyvind e o Håkon (dos Susperia), já tinham trabalhado juntos antes?

Achei que as vozes do Kjetil e da Mariangela se encaixariam na perfeição no primeiro single. Eu acho que eles se complementam de uma forma excelente. Tanto esta música como a "No Flowers" deveriam estar no Darkest White, o último álbum do Tristania, e foram escritas para esse propósito, mas foram deixadas de fora durante o último mês de gravações devido à pressão do tempo.
Eu queria usá-los no próximo álbum do Tristania, mas a banda preferiu material novo e sem "sobras". Ambas as músicas significam muito para mim, então decidi terminá-las e lançá-las eu mesmo.
Gravei os vocais demo para Art of Departure por conta própria, mas decidi pedir aos outros cantores para fazerem a versão do álbum. No entanto, as próximas músicas podem acabar comigo a fazer todos os vocais, se estiver satisfeito com o resultado.
O Pete Johansen já fez muitas gravações com os Tristania ao longo dos anos, e sou um grande fã da sua atmosfera, excentricidade e virtuosismo. Felizmente, ele gostou das músicas e concordou em participar, o que me deixou muito satisfeito e orgulhoso. Eu conduzi até Stavanger para me encontrar com ele, testemunhando a gravação de duas músicas durante algumas horas intensas. Que artista único e intenso.
O Øyvind (teclas) e o Håkon (baixo) também foram escolhidos a dedo pelas suas incríveis habilidades, apesar de nunca ter trabalhado com eles antes. Por puro acaso, ou por uma estranha reviravolta do destino, ambos moram agora em Kviteseid, West Telemark, onde passei os primeiros 23 anos da minha vida e ainda visito com bastante frequência, porque meus pais moram lá. É muito prático podermos encontrar-nos pessoalmente para discutir a música e sair quando calha eu lá estar.
Gravei os vocais e todas as guitarras para o single no estúdio do Henning Ramseth, Space Valley, aqui em Hamar. A sua gentil e profissional assistência foi inestimável para o projeto até agora.
O Kenneth Lykkås, que trabalhou as partes vocais do Kjetil, também merece ser mencionado pelo seu incrível talento, generosidade e pelos grandes momentos no seu estúdio em Vennesla.
A bateria foi gravada no Strand Studio em Oslo. O Marius Strand é um engenheiro / um faz tudo altamente recomendado com uma longa experiência.
A mistura da música foi feita por Christer A. Cederberg (Anathema, Tristania) em Kristiansand, um dos meus produtores /engenheiros favoritos, que adicionou o fator X que meus ouvidos tanto esperavam ouvir.
O Ole Vistnes, meu colega de banda dos Tristania (agora também membro criativo dos Shining) também ajudou no processo de pré-produção do projeto.
Como podem ver, há imensas pessoas que me ajudaram nessa coisa chamada "solo". Estou muito grato a todos eles.


M.I. -   Eu sei que tens mais músicas para lançar em breve. O que podemos esperar?

O plano é lançar um EP durante o próximo inverno com três ou quatro faixas novas, incluindo No Longer With Us, No Flowers, uma versão alternativa de Art of Departure (a música), e mais uma faixa. Eu diria que a música que está disponível para o público já indica bastante bem o estilo e o rumo do restante do material.


M.I. -  Quais foram os maiores desafios na criação deste EP?

Foi feito sem o apoio de uma editora. É muito difícil, muitas vezes desencorajador e consome bastante tempo gravar música com um orçamento próximo do zero, dependendo muito dos serviços de amigos e conhecidos, já que não tenho nem acesso a um estúdio nem competência de estúdio. As gravações foram feitas em sete estúdios diferentes, além da produção noutro. Mesmo que hoje em dia seja possível fazer muitas coisas online, como trocar arquivos etc, optei por estar presente no processo de gravação da maioria das faixas.
No momento, estou a considerar expandir tudo num projeto de banda estável, para que as pessoas possam ter mais contribuições e se sentirem mais envolvidas. Isto podia também, esperançosamente, facilitar os aspetos práticos na criação e na finalização da música. O tempo dirá.


M.I. -  És responsável tanto pelas letras como pelas músicas?

Escrevo todas as letras, sim. Até agora a maior parte das músicas também foram escritas por mim, exceto a No Flowers, que tem linhas de voz criadas pela Mariangela e pelo Kjetil, além de composição para guitarra do Ole Vistnes. Esta música também apresenta um trabalho de piano assustador e atmosférico do Øyvind.


M.I. -  Qual é a tua música favorita?

De momento, gosto mesmo da música Art of Departure, porque ficou exatamente como eu queria. Isso pode mudar conforme as outras músicas são concluídas.


M.I. -  Como tem sido o feedback até agora?

O feedback tem sido ótimo. Recebi muitas mensagens adoráveis de pessoas que gostaram, o que aquece realmente o meu coração. Gostaria que mais pessoas pudessem conhecer o material, porque acho que existe o potencial para que ele seja apreciado por um público muito mais amplo. Portanto, continuem a espalhar a palavra!


M.I. -  Estas a planear lançar um videoclipe em breve, podes contar-nos um pouco mais sobre isso?

Estou bastante frustrado com isso de momento. Foi gravado no Paraguai, e o plano era lançar o vídeo juntamente com o single, mas devido a diversas circunstâncias, foi adiado, adiado... e adiado.
Será, como a maioria dos videoclipes, uma tentativa de capturar a atmosfera da música. O clima será sombrio e taciturno.
Espero com otimismo uma conclusão antes do final de setembro.


M.I. -  Que músicas fazem parte da tua playlist agora?

As últimas cinco músicas que ouvi hoje são: John Wayne (Billy Idol), Sorrow of Sophia (Draconian), Where Eagles Dare (Iron Maiden), Please Read the Letter (Robert Plant & Alison Krauss), e If You Want Blood (AC/DC).


M.I. -  Quem são as tuas maiores inspirações?

Existem tantas bandas, compositores, músicos, autores e letristas que me inspiram de várias maneiras. No entanto, enumerá-los seria um pouco aborrecido para a maioria das pessoas, assim, concentro-me no fenómeno cultural e musical que foi meu principal motor desde os 12 anos e eventualmente acabou por fazer parte do meu ADN: o KISS.
Para mim nada supera esta banda de 1973 a 2000. A versão atual é divertida para toda a família, com pedaços mágicos aqui e ali. O concerto deles no festival Tons of Rock em Oslo no ano passado deixou-me com um grande sorriso na cara.


M.I. -  Onde te sentes mais inspirado?

No sentido figurado, num lugar mental de auto-comiseração, tristeza e melancolia, o que certamente soa um tanto pomposo, mas é verdade. Geograficamente, provavelmente no sofá de casa.


M.I. -  Com os Tristania, qual foi o momento mais engraçado em palco?

Hmm... Provavelmente quando coloquei dois cubos de açúcar na boca durante a introdução no Karmøygeddon 2010, para uma pequena recarga de energia, e quase me engasguei durante a primeira música Year of the Rat.
Ou quando eu entendi mal uma deixa no evento Femme Metal na Bélgica 2015 e comecei a introdução enquanto dois dos outros membros da banda estavam no banheiro. Naquela altura não foi tão engraçado.
Desmanchei-me a rir algumas vezes nos ensaios em 2006, quando durante algumas músicas, me virava para a Vibeke (a vocalista anterior), e ela estava a tricotar entre os versos.


M.I. -  Tens saudades de estar em tour?

Sim, muito mesmo. Muitas bandas tiveram meses agitados desde o início da pandemia. Nenhuma das bandas onde tenho tocado podem ser consideradas como muito ativas em termos de andar em tour, portanto, há muitos mais músicos por aí com muito mais razão para se queixarem.


M.I. -  Quais são os planos para os próximos meses?

Vou tentar ser o mais eficiente e produtivo possível com este projeto, ao mesmo tempo que vou preparando o material para a tour com os Tristania. A tour na América Latina foi reagendada para novembro e dezembro de 2021. estou bastante ansioso por voltar aos palcos.


M.I. -  Algumas palavras para os teus fãs em Portugal?

Espero que vocês estejam bem e que tenham algum tempo para conhecer este novo projeto. Já toquei em Portugal duas vezes, a primeira foi durante a tour de 2013 com os Tristania (Porto e Lisboa) e a última vez foi durante o festival Under the Doom com os Draconian em 2018. Já é tempo de visitar o vosso bonito país outra vez. Espero ver-vos em breve!

For English version, click here

Entrevista por Tatiana Andersen