About Me

Elysium - "Labyrinth of Fallen Angels" Review


Lançado há já um ano, Labyrinth of Fallen Angels parece estar agora a recolher o reconhecimento que lhe é merecido. Os Elysium são uma banda de folk rock com inspiração gótica e são oriundos de Itália. Eles próprios se intitulam como tendo sofrido forte influência de bandas como Within Temptation e Nightwish. Alguns pontos em comum com essas bandas são evidentes: vocalista feminina, música bastante orquestrada e sintetizadores. Para além disso eles juntam ainda um violino que está muito presente nas suas composições, possivelmente demasiado presente, mas que a torna inegavelmente diferente.

Esta banda já sofreu algumas alterações. Nascida em 2013 como um trio, alterou a sua formação para quinteto e a sua música foi também fortemente alterada, deixando o rock clássico para abraçar o rock mais sinfónico, uma mudança que se revelou uma aposta acertada.

Na verdade, estamos perante dez temas muito interessantes. A voz da talentosa Daphne Nisi abrilhanta todos eles com a sua beleza. As orquestrações são também elas presença constante em todas as composições e estão muito bem conseguidas. Muita melodia, originalidade dentro do possível muito por intervenção do violino. 

O primeiro tema, “Black Hole”, surge com uma pequena introdução, mas rapidamente revela que esta banda também tem um ritmo forte e serve de forma perfeita de cartão de apresentação a este álbum, de seguida, “Evanescent” que é seguramente uma das melhores faixas deste trabalho. Curiosamente os Elysium, apesar de manterem a qualidade dos seus temas ao longo de todo o álbum com malhas como “Fight For All Your Love” (com um fantástico solo de guitarra) e “Siren”, por exemplo, parecem ter guardado o melhor para o final pois as duas últimas músicas são mesmo dignas de serem salientadas, são elas “Nobody Knows” e “Here I Am”.

Apesar da fraca produtividade desta banda (um EP e um álbum em sete anos de existência é manifestamente pouco), este Labyrinth of Fallen Angels consegue captar-nos a atenção pela sua qualidade e desperta-nos a curiosidade sobre o que eles possam vir a fazer a seguir. Vamos aguardar.

Nota: 8.7/10

Review por António Rodrigues