About Me

Entrevista aos Frozen Soul

O death metal direto dos Frozen Soul é um sopro de ar fresco num género que ultrapassou os limites da tecnicalidade. Formados em 2018, a sua demo "Encased In Ice" foi lançada no início de 2019 e, no início de março de 2020, a banda entrou em estúdio para gravar o seu primeiro álbum. “Crypt of Ice” é uma lufada de ar muito fresco e muito frio na paisagem ardente do death metal e o álbum dos Frozen Soul abraça o passado enquanto empurra o death metal para a frente com força. A Metal Imperium falou com o Chad. Descubram esta banda americana aqui...

M.I. - A base para Frozen Soul foi criada no jogo Magic: The Gathering. Importam-se de falar sobre isso? 

Na verdade, nós nos conhecemos em uma loja de mágica em que eu trabalhava, não exatamente por causa de um jogo em si, mas jogamos muitos jogos desde então!


M.I. – Foram formados em 2018 por Green e o guitarrista Michael Munday, que tocavam nos End Times. Como surgiu a ideia de criar os Frozen Soul considerando que já estavam envolvidos noutro projeto? 

Estávamos a escrever músicas um pouco mais pesadas do que a direção que queríamos para os End Times, e decidimos transformá-las em Frozen Soul!


M.I. - Vocês destacaram-se por serem muito mais pesados do que as outras bandas de Death Metal. Essa sempre foi a vossa intenção ou foi acidental? 

Eu não diria que somos mais pesados, mas simplesmente não gostamos de frescuras e queríamos tocar aquele estilo de “in your face” death metal pesado e acho que fazemos um bom trabalho nisso!


M.I. – Os Frozen Soul fizeram alguns concertos de abertura para Blood Incantation, Gatecreeper e Obituary que ajudaram a destacar a banda a nível nacional e internacional. Esperavam tornarem-se tão grandes em tão pouco tempo? 

Não pensávamos que algum dia estaríamos aqui para ser honesto, mas todos nós trabalhamos muito no que queríamos da vida e isso parece que aconteceu da noite para o dia após 15 anos de trabalho!


M.I. – Os Frozen Soul andaram em tournée na América do Norte ao longo de 2019, e no início de 2020 .. como foi? 

Foi muito divertido e uma ótima experiência, todos os concertos foram brutais e correram muito melhor do que esperávamos!


M.I. - “Crypt of Ice” inclui as faixas que também fazem parte do EP “Encased in Ice”. Por quê? 

Porque sentimos que não poderíamos fazer-lhes a justiça que mereciam e quando começamos a tocá-los melhor e obtivemos uma formação mais completa, sentimos que seria melhor fazer do LP uma continuação da demo e incluir as músicas mais antigas!


M.I. - Por que é que a faixa "Tormented by Time" não aparece no álbum se foi gravada ao mesmo tempo que Crypt of Ice e é uma das vossas músicas favoritas? 

Porque queríamos ter algo separado que pudesse ser usado para suporte promocional. A Decibel Magazine é uma publicação lendária do metal e sentimos que trabalhar com ela exclusivamente para essa música seria uma grande honra!


M.I. - O EP chama-se “Encased in Ice” e o álbum “Crypt of Ice”… porquê esta fixação com gelo? 

Porque o mundo é frio, todos nós o sentimos, já todos o vimos e alguns não terão a sorte de sair vivos!


M.I. - “Crypt of Ice” foi escrito recentemente durante a pandemia? Os vossos planos (data de lançamento e tudo) mudaram por causa disso? 

Alguns temas antes, alguns depois, e sim, a nossa data de lançamento era 13 de novembro no início, mas devido à pandemia e às eleições nos EUA, mudámo-las!


M.I. - Quem é responsável pela arte da capa? É tão fria e linda. 

Velio Josto, uma verdadeira lenda e mestre no seu ofício!


M.I. - A banda recentemente adicionou mais membros... o que eles têm a oferecer aos Frozen Soul? Vocês estão muito melhor agora? 

Matt dos End Time e Chris Bonner dos Steel Bearing Hand. Ambos foram uma grande melhoria para nós e, definitivamente, não teríamos sido capazes de escrever o álbum sem eles! Agora somos uma família completa! Muito amor para o nosso irmão e ex-guitarrista Raymond MacDonald e a sua banda Kombat, um death metal incrível de Denton no Texas!


M.I. - Há muita expectativa dos fãs em relação ao próximo álbum... o que esperam dele? 

Espero que esmague todos os QIs e dê às pessoas aquela raiva primitiva de que precisam para passar, viver e vencer qualquer obstáculo no seu caminho!


M.I. - Como se sentiram quando descobriram que a Century Media estava interessada nos Frozen Soul? Como é fazer parte da família Century Media? Isso coloca alguma pressão extra e adiciona responsabilidade extra aos Frozen Soul? 

De forma alguma, isso faz-nos sentir honrados e ter vontade de trabalhar duas vezes mais! Amamos o Philipp e a restante equipa da Century Media por nos dar esta oportunidade e por acreditar em nós!


M.I. - Quais são os objetivos dos Frozen Soul para o futuro próximo? 

Escrever mais músicas, criar mais conteúdo e viajar pelo mundo quando for possível!


M.I. – Qual o impacto do coronavírus na banda? Como afetou a vossa vida pessoal e como músicos? 

Tem sido difícil, mas acho que nos fortaleceu como família e como banda e, por sua vez, seremos melhores!


M.I. - Espero que “Crypt of Ice” seja um grande sucesso e que traga Frozen Soul para a Europa. Espero ver-vos tocar ao vivo em breve. Por favor, partilhem uma mensagem com os leitores da Metal Imperium, por favor. 

Estamos aqui para ficar e esperamos ver a Europa o mais rápido possível, por isso peguem nos casacos, porque está prestes a ficar muito frio!

For English version, click here

Entrevista por Sónia Fonseca