About Me

Moonspell: “Sabemos que estamos a entrar nos anos finais das nossas carreiras enquanto músicos”

Um “eremitério” pode ser definido como  um “local de retiro ou habitação arredado de povoação”. Quer por influência desta nova era de isolamento, quer por mera coincidência, as lendas vivas do Metal português estiveram no seu próprio eremitério no Reino Unido, a gravar o sucessor de “1755”, nos estúdios Orgone Studios, que contou com a produção de Jaime Gomez Arellano (Paradise Lost, Primordial, Ghost, Sólstafir). Já com o primeiro aperitivo lançado, “The Greater Good”, a banda agradeceu publicamente na sua página no Facebook (em inglês), deixando algumas outras impressões:

“Os Moonspell sabem muito bem que o Hermitage se tornará, de uma forma ou de outra, num desafio para se ouvir e apreciar. Pelo caminho, alguns adorarão e outros não tanto, mas cada qual sabe de si. O importante para nós não é chegar a um grande número de pessoas, mas sim chegar às pessoas certas. Elas sabem quem são.”

Fiel à sua matriz lírica, Fernando Ribeiro falou recentemente sobre este primeiro single do que virá a ser o décimo-terceiro álbum de originais, bem como do vídeo lançado a 19 de novembro:

“[Um bem maior] é um conceito sociológico que implica o benefício do público, de mais pessoas que nós mesmas. De fazer o melhor e o mais correto. Infelizmente, muitas ações maldosas e maléficas foram tomadas em prol deste princípio por parte de líderes mundiais e cidadãos. Com um “argumento” criado por mim e montado pelo realizador Guilherme Henriques (Gaerea, Crippled Black Phoenix, Schammasch), “The Greater Good” foca-se no profundo contraste entre as nossas prioridades enquanto seres humanos. O enredo evidencia o embate diário entre os problemas que nunca conseguiríamos, ou que nunca quereríamos resolver, e as nossas “preocupações de primeiro mundo”. O culto do corpo em oposição à fome em África, as mortes de inocente em oposição à Segunda Emenda [dos E.U.A.], a beleza dos monumentos em oposição à fealdade da violência”.

Quanto ao futuro da banda e ao próprio álbum, Fernando Ribeiro acrescenta alguns detalhes para os mais curiosos:

“Sabemos que estamos a entrar nos anos finais das nossas carreiras enquanto músicos: o inverno das nossas vidas. Não queremos saber de quem nos diz que ainda somos jovens por dentro, ou os lobos que comandam a alcateia – não somos – mas preocupamo-nos com como aqueles que nos rodeiam pensam de nós. Este álbum é sobre isso e sobre como nos sentimos, sobre as respostas às suas perguntas. O álbum é sobre voltar as costas às convenções da modernidade. Estamos neste momento a convencer-nos de que nós (os seres humanos) é que importamos, que somos tudo, que o mundo gira à nossa volta. Contudo, por definição, não somos nada e nada gira à nossa volta. O objetivo dos Moonspell nestas últimas voltas ao Sol tem sido compor a melhor música de que somos capazes. É contar algumas histórias com as nossas letras e aproximarmo-nos de vocês nestes tempos de distanciamento. (…) O “Hermitage” é um convite de coração aberto à simplicidade, à humildade, à gratidão, à servidão do consolo e a proporcionar conforto e entretenimento. Esperamos sinceramente que este convite chegue a todos e que sejam gentis para o aceitar, que levem a nossa música aos sítios que sintam como vossos, aos vossos locais secretos, aos vossos eremitérios. Abençoados sejam.”

A banda entretanto terá divulgado a lista das faixas que comporão o primeiro álbum a contar com Hugo Ribeiro na bateria, o qual será lançado pela Napalm Records a 26 de fevereiro do próximo ano, estando disponível para pré-reserva através da Rastilho em formato CD, vinil e cassete. Juntamente com a mesma, deixamos também o vídeo do primeiro tema lançado (por restrições do YouTube, apenas estará disponível diretamente no site).

Lista de temas do álbum “Hermitage”:

“The Greater Good”
"Common Prayers"
"All Or Nothing"
"Hermitage"
"Entitlement"
"Solitarian"
"The Hermit Saints"
"Apophthegmata"
"Without Rule"
"City Quitter"

"Darkness In Paradise" (cover dos Candlemass, faixa bónus)
"The Great Leap Forward" (faixa bónus nas versões Deluxe)


Por: Daniel Lucindo - 03 dezembro 20