About Me

System Of A Down - Serj Tankian e Shavo Odadjian refletem sobre o sentimento ambivalente aquando do lançamento de "Chop Suey!" semanas antes dos ataques do 11 de setembro

 


Apesar do bem-sucedido "Toxicity", do seu single "Chop Suey!" que valeu a primeira nomeação aos Grammys, em 2002, e mais recentemente do respetivo vídeo ter atingindo um bilião de visualizações, Serj Tankian e Shavo Odadjian relembram numa entrevista à Apple Music que, aquando do lançamento do segundo álbum da banda, o sentimento foi de certa forma agridoce:

"'Chop Suey!' foi lançado uma semana ou duas antes do 11 de setembro de 2001... E no dia 11 de setembro, quando os aviões embateram no World Trade Center e aquela catástrofe aconteceu, o nosso álbum chegou ao primeiro lugar. Parecia que o mundo estava a explodir. E eles retiraram o nosso tema da rádio, 'Chop Suey!', porque continha a palavra 'suicídio' - 'self-righteous suicide' - e as pessoas ligavam-nos e perguntavam: 'Como é que vocês sabiam?' e todas essas coisas. Estávamos assustados e tentávamos descobrir o que raio se estava a passar. Entretanto, nós entrámos em digressão para o álbum 'Toxicity' e o single 'Chop Suey!' e lembro-me todos os dias daqueles diferentes níveis de ameaça - laranja e vermelho; as notícias indicavam basicamente os sinais de perigo e os possíveis ataques terroristas noutros sítios. Eram tempos assustadores. Portanto, quando penso no 'Chop Suey!', não consigo pensar em como fomos para estúdio gravar. Eu penso no 11 de setembro, penso na digressão, penso que poderíamos morrer a qualquer altura."

"A digressão 'Pledge Of Allegiance' - era esse o nome da digressão [que estávamos prestes a iniciar]. Portanto, tudo aquilo que fizemos parecia meio artificial. Acordei pela manhã com o meu telefone que não parava de tocar. Foi nos últimos dias em casa antes de entrar em digressão. Eu atendi o telefone e era a minha mãe. E a minha mãe disse: 'Liga a TV. Instalou-se o caos na América.' Liguei a TV. Eram, tipo, 9:15 e vi a torre cair. O meu telefone tocou e atendi outra chamada e era o meu manager. E ele disse: 'Parabéns. Estás em primeiro na Billboard.' No mesmo processo de pensamento do que está a acontecer em Nova Iorque - eu estou em L.A. - e depois, 'Uau. Acabámos de chegar ao primeiro lugar.' Não nos podemos esquecer que era o nosso segundo álbum. Nós ainda não éramos famosos. Tínhamos um álbum, realizámos uma digressão, voltámos para casa e compusemos outro álbum e lançámo-lo. Essa seria a nossa primeira digressão do segundo disco.

"Ainda hoje, quando as pessoas me perguntam, considero que é agridoce ter tido um álbum em primeiro lugar no 11 de setembro. Foi uma época tão estranha."

Por: Bruno Porta Nova - 29 dezembro 2020