About Me

Gama Bomb - “Sea Savage” Review

Com um novo contrato discográfico, desta vez com a Prosthetic Records, os Gama Bomb estão de regresso aos álbuns de originais com este “Sea Savage”. Este novo trabalho pretende ser um álbum temático (sim, eles também aderiram à moda) e foca-se nas histórias clássicas sobre temas náuticos. Como forma de conferir ainda mais realce a esta obra, eles dividiram-na em duas partes.

Como é normal acontecer com a música dos Gama Bomb, a fantasia impera em todos os temas e são doze, os que formam este novo álbum. Thrash metal old school, com muito humor à mistura, é o que eles propõem oferecer-nos e fazem-no com sucesso, neste que é já o sétimo longa duração da banda. Desta vez, estes irlandeses contam-nos uma história sobre uma suposta viagem decorrida a bordo do S.S. Gama Bomb, em busca do temível Yeti. Tudo muito rasgadinho, com todos os instrumentos em perfeita simbiose com a voz de Philly Byrne (que nos brinda aqui e ali com alguns falsetes), não havendo lugar a baladas, nem a músicas que se possam considerar mais calmas. O ritmo de bateria parece respeitar um padrão que não permite qualquer tipo de desaceleração.

Para além de Philly Byrne, somente o baixista Joe McGigan permanece da formação original, mas isso não retira protagonismo aos restantes elementos da banda. Por exemplo, o guitarrista Domo Dixon ficou encarregue da produção de todo este álbum. Já agora, a remasterização ficou a cargo de Zack Ohren, conhecido pelos seus trabalhos com os Carcass e Testament. Segundo a banda, todo o equipamento usado nesse processo foi analógico, com o intuito de recriar uma sonoridade o mais aproximada possível com a praticada nos anos oitenta.

De referir ainda que “Sea Savage” é o primeiro álbum após a saída de Paul Caffrey. Para o seu lugar entrou James Stewart, que já passou por bandas como Vader e Decapitated.

Resumindo, “Sea Savage” é uma proposta muito boa dentro daquilo que se vai fazendo dentro do thrash metal. Todos os temas que compõe este trabalho são de bastante qualidade, não havendo lugar para momentos altos e baixos, ao longo da sua audição. É por essa razão muito difícil escolher um tema que se destaque entre os demais. Todos eles são bons, não são excelentes, mas são bons, muito bons mesmo.

Nota: 9.1/10

Review por António Rodrigues