About Me

Static-X - “Project Regeneration, Vol. I” Review

O primeiro lançamento em onze anos da banda de metal industrial (por vezes considerada nu-metal) Static-X, só podia surgir por uma razão muito especial, como por exemplo um tributo, feito por parte dos membros sobreviventes da formação original, ao falecido guitarrista/vocalista/compositor principal, Wayne Wells Static. Assim, as novas músicas surgem compostas “em volta” das letras e gravações de voz/programações deixadas pelo mesmo.

Ora, como tributo, o álbum funciona perfeitamente do ponto de vista musical, com as performances vocais repartidas entre Wayne e o novo guitarrista/vocalista Xer0, cujo trabalho é tão bem realizado, que se torna difícil distinguir do primeiro. As músicas no seu todo parecem reverter para as composições de Shadow Zone de 2003 (o último tema deste, “Invincible”, parece encontrar o seu irmão gémeo em “Dead Souls” que encerra o álbum mais recente).

Ainda, como um novo álbum dos Static-X funciona igualmente bem, como uma progressão do som da banda, abraçando mais o lado mais electrónico logo com “Regeneration” a abrir o disco. Com efeito, a maior enfâse em samples e programações é evidente ao longo de todo o disco, sendo que existe um incrível equilíbrio em toda a mistura final entre o baixo, guitarras e bateria.

No entanto, é de apontar como aspecto mais negativo a falta de variações de dinâmica entre os temas, sendo que desde o princípio ao fim o disco deixa pouco espaço para respirar. Nesse aspecto, a sua curta duração ajuda, não só a apreciar o passo acelerado, mas também porque convida a mais audições.

Em conclusão, por si só, Project Regteneration Vol.I, é um excelente e conciso álbum de metal industrial, estando a par de álbuns dos Fear Factory da era Digimortal e Archetype, sendo interessante ver se encontrará um par à altura no segundo volume e/ou se poderá ainda dar lugar a uma nova era de uma banda que faz falta no panorama do metal industrial norte-americano mais comercial.

Nota: 9/10

Review por Raúl Avelar