About Me

Silver Lake: Detalhes do álbum de estreia a solo de Esa Holopainen (Amorphis)

 

A aventura a solo de Esa Holopainen intitula-se Silver Lake, e o álbum homónimo chegará a todos através da NuclearBlast no dia 28 de maio.

Com vários estilos desde ondas de Dire Straits dos anos 80, até músicas género pop com traços melancólicos e pesados, estas novas criações foram tendo a colaboração umas participações de artistas vocais com peso, entre os quais Tomi Joutsen (Amorphis), e Jonas Renkse (Katatonia) e Björn ‘Speed’ Strid (Soilwork).

Em todo este álbum, as qualidades musicais magníficas de Holopainen são enaltecidas, o que permite ao ouvinte toda uma experiência independente daquilo que estamos habituados no excelente trabalho que tem feito, desde 1990, como guitarrista solo dos Amorphis.

"Ao longo dos últimos anos, eu tenho escrito imensa música, e muitas das coisas não soam propriamente a Amorphis. Quando o Nino (Laurenne, dono dos Sonic Pum Studios) me ligou, em março do ano passado, eu já tinha três faixas de Silver Lake com um som decente guardadas. Estas faixas, intituladas 'Sentiment', 'Ray of Light' e 'Promising Sun', funcionaram como a coluna vertebral para todo o álbum a solo." - Diz Holopainen

"Ao início, eu não sabia definitivamente se o álbum iria acabar por ser puramente intrumental ou se haveriam vocalistas também. No entanto, uma coisa era certa, eu não seria o vocalista de Silver Lake" - ri Holopainen - "Muitas vezes, quando as pessoas pensam sobre um álbum a solo, ficam com a impressão de coisas técnicas com enormes quantidades de notas tocadas de forma extremamente rápida. Bem, eu não sou grande fã desse tipo de música. Quando escrevo, quero sempre juntar músicas interessantes, e não apenas destruir tudo pelo bem das mesmas."

Alinhamento de Silver Lake:


1. Silver Lake (instrumental)

2. Sentiment (com Jonas Renkse dos Katatonia)

3. Storm (com Håkan Hemlin dos Nordman)

4. Ray Of Light (com Einar Solberg dos Leprous)

5. Alkusointu (com Vesa-Matti Loiri)

6. In Her Solitude (com Tomi Joutsen dos Amorphis)

7. Promising Sun (com Björn ‘Speed’ Strid dos Soilwork e The Night Flight Orchestra)

8. Fading Moon (com Anneke Van Giersbergen)

9. Apprentice (com Jonas Renkse dos Katatonia)


Por Susana Rodrigues, 21 fev 21