About Me

Entrevista aos Angstskríg



Angstskríg está prestes a conquistar o mundo com o seu álbum de estreia ‘Skyggespil’, que será lançado no final de maio pela Despotz Records. A dupla dinamarquesa teve um mentor secreto cujo nome eles não revelam e tem algumas participações impressionantes no álbum, como Attila Vörös (Satyricon, Sanctuary, Tyr e Nevermore), entre outros. Eles são uma dupla de homens encapuzados que toca um Black Metal bem destilado com toques de rock and roll, uma mistura explosiva que vai agradar aos fãs de Black Metal clássico e bandas como Satyricon ou fãs de heavy metal com rock n’ roll tipo Motörhead.
A Metal Imperium ficou impressionada com a estreia e resolveu conversar com a dupla por trás do som...

M.I. - Apesar da vida vos ter separado e levado por caminhos divergentes, vocês nunca perderam o contacto. E, depois de ganharem experiências inestimáveis, chegou a hora de criar os Angstskríg. Quando é que isso se tornou uma “necessidade” e por quê?

Tínhamos vivido aventuras separadas durante vários anos. Mas, à medida que essas aventuras lentamente iam chegando ao fim, a conversa sobre a união de forças tornou-se mais e mais frequente. Então, em agosto de 2019, o momento era oportuno e começamos a escrever as músicas que se transformariam em ‘Skyggespil’.


M.I. - Desde muito jovens, vocês foram colocados sob a asa de um mentor, que vos ensinou a tocar, a apresentar, a criar e isso marcou o início da vossa jornada musical. Quem foi o vosso mentor? Que lições valiosas aprenderam com ele?

Não podemos revelar quem foi exatamente o nosso mentor. Porém, era uma pessoa, que ainda está perto de nós. Provavelmente, a coisa mais importante foi aprender a pensar criativamente e a ter ambições que iam além do mundo suburbano em que crescemos.


M.I. - A banda é composta por dois membros permanentes, que permanecem anónimos... por que optaram pelo anonimato? Por quanto tempo pretendem permanecer anónimos?

Angstskríg é sobre música. E a música decide como a incorporamos. Em outras palavras, é assim que pensamos que a nossa música se parece. Se o nosso próximo álbum for um álbum pop, provavelmente teremos uma aparência diferente.


M.I. - Por que é que «Skyggespil» (dinamarquês para “jogo de sombras”) é o melhor título para o vosso álbum de estreia?

Porque a modernidade e a maneira moderna de pensar são uma espécie de gigantesco jogo de sombras. A modernidade certamente deu origem a muitas grandes ideias, inovações e tecnologias. No entanto, a forma moderna de pensar também está fora de contacto, por exemplo, com o planeta em que habitamos. E, portanto, trouxe-nos para a extinção do Antropoceno em curso. Ao lado de pensadores como Bruno Latour, Hannah Arendt, Gilles Deleuze, William James e Gabriel Tarde, defendemos uma forma nova e não moderna de pensar para, consequentemente, salvar a nossa própria espécie da extinção.


M.I. - No final de 2019, os Angstskríg gravaram “Skyggespil” no Hikikomori Studio com o produtor Frederik Brandt Jakobsen no comando. Como foi a gravação? Fizeram muitas mudanças de última hora?

A gravação foi tranquila. O Frederik é um produtor talentoso com um futuro brilhante pela frente e é um prazer trabalhar com ele. A parte difícil foi a fase de mistura, pois tivemos que trabalhar lentamente para o que queríamos. Mais uma vez, o Frederik teve a grande capacidade de transformar as nossas palavras numa boa produção sonora. Não houve mudanças de última hora, embora o Frederik tentasse fazer uma ou outra. Mas ele logo percebeu que tinha feito tudo perfeito da primeira vez.


M.I. - ‘Skyggespil’ é a faixa-título e de abertura do álbum, portanto há muita pressão nesta preciosa melodia. Acham que a faixa-título se deve destacar?

Não necessariamente. Mas, tradicionalmente, a faixa-título deve ter alguma qualidade, já que carrega a carga de todo o álbum no seu título.


M.I. - A faixa-título do álbum apresenta o solo e o trabalho principal do guitarrista Attila Vörö, o que definitivamente adiciona um toque especial à mistura. Como é que as pessoas estão a reagir a isso?

Sim, o Attila realmente levou a música a outro nível com o seu magnífico solo. Ele é um guitarrista fantástico e uma pessoa ainda melhor. Em geral, as pessoas estão a ser muito positivas e a apoiar os Angstskríg - esperemos que continue assim.


M.I. - “Lucifer Kalder” foi o primeiro single a ser lançado. A banda disse que "musicalmente “Lucifer Kalder” é a música mais animada e festiva de Skyggespil com um magnífico solo de Fred Leclercq e, como é sobre o Lorde das Trevas, o tema lírico também é bastante festivo." Por quê “festivo”?

Não sentes vontade de dançar quando ouves "Lucifer"? Nós sentimos! E o tema religião também é muito divertido. Portanto, em suma, é uma música festiva.


M.I. - “Skyggespil” inclui uma variedade de participações de membros dos Soilwork, Finntroll, Kreator, Hypocrisy, DragonForce, e na faixa-título está o Attila Vörös, (Satyricon, Sanctuary, Tyr, Nevermore). Por que convidaram estes músicos em particular?

A resposta curta é que nós mesmos não sabemos tocar solos, embora tenhamos feito músicas com partes a solo. Portanto, chamamos os nossos amigos do negócio para ajudar - e eles ajudaram. Sentimos grande gratidão pelo que fizeram por nós!


M.I. - De acordo com a revista Decibel, “No vosso álbum de estreia, “Skyggespil”, a banda usa uma mistura contagiante de black metal de segunda onda (especialmente Satyricon da era “Immortal” e “Nemesis Divina”) e heavy metal clássico, mas ainda mantém uma atmosfera fria e envolvente.” Concordam com a descrição ou di-lo-iam de outra forma?

O estilo dos Angstskríg é muito eclético, mas tem o black metal como referência ao longo do álbum. Por isso, sim, a descrição da Decibel parece certa.


M.I. - As críticas ao álbum foram fabulosas. Como estão a lidar com isso? Esperavam ser tão bem recebidos?

Somos dinamarqueses, por isso não esperamos muito. Mas, até agora, a receção tem sido extremamente positiva, pelo que estamos muito gratos.


M.I. - “Skyggespil” será lançado a 28 de maio pela Despotz Records. Como surgiu esse acordo?

Enviamos à Despotz um pacote promocional e eles aceitaram. Nós achamos que foi na altura certa.


M.I. - Por ser esta a vossa estreia, lançá-lo durante uma pandemia pode afetar-vos de alguma forma por causa da falta de concertos e isso?

De facto, sim. Ainda assim, nós aproveitamos ao máximo o tempo de bloqueio e o material escrito para o próximo álbum que, se tudo correr bem, lançaremos no início do próximo ano. Esperamos também poder começar a andar em tournée novamente.


M.I. - Quais são os planos para promover o álbum? Transmissão ao vivo? Concertos ao vivo?

No momento, estamos a planear uma pequena tournée na Dinamarca no outono para divulgar ‘Skyggespil’. E temos esperança de poder andar em tournées internacionais em 2022.


M.I. - Como está a cena do metal dinamarquês atualmente?

A cena dinamarquesa está a crescer e a florescer. Há muitas bandas de qualidade a surgir nestes anos, como Konvent, Baest, MØL, Iotunn, Livløs e muitos mais.


M.I. - Além da música, têm outros interesses? Como mantiveram a sanidade mental com todos os bloqueios e limitações devido ao covid?

Caminhando. Para nós, este último ano e meio, foi tudo sobre música e caminhadas.


M.I. - Por favor, partilhem uma mensagem final com os leitores da Metal Imperium.

Obrigado a todos por lerem e ouvirem as nossas criações. Esperamos ver-vos mais cedo ou mais tarde. E obrigada pelas perguntas, Sónia.

For English version, click here

Entrevista por Sónia Fonseca