About Me

Entrevista aos Ninkharsag

O novo álbum da banda britânica de Black Metal Ninkharsag, lançado a 30 de abril pela Vendetta Records, é altamente recomendado para aqueles que apreciam os sons de Dissection, Early Emperor ou Bathory! Seguindo o seu último álbum aclamado pela crítica, "The Blood Of Celestial Kings" (Candlelight Records), o novo álbum da banda é inflexível na sua visão do que o Black Metal deveria ser nesta era. É a mistura perfeita de Black e Heavy Metal; um estilo de música há muito perdido! Descubram mais sobre a banda e a sua música nesta entrevista...

M.I. – O vosso nome vem da deusa mãe da fertilidade suméria. Por que consideram este o nome perfeito para a banda?

Já não consideramos o significado original do nome relevante para a nossa música e acreditamos que agora imbuímos o nome Ninkharsag com o nosso próprio significado. Há uma ironia sobre nós usarmos o nome de deusa da fertilidade para uma banda focada principalmente na morte e nas suas obras. Dito isto, nós reverenciamos muitos dos aspetos femininos das trevas, nomeadamente Lilith, Naamah, Hel, Kali, Hecate, Ate, Izanami, Ereshkigal, Sekhmet para citar algumas e isso pode certamente ser sentido e compreendido na nossa música.


M.I. - Contem-nos mais sobre os Ninkharsag. Por que decidiram formar a banda?

Queríamos criar uma banda que voltasse ao estilo de Black Metal e Heavy Metal que crescemos a ouvir nos anos 90, mas que também trouxesse influências de bandas de Metal dos anos 80 como Bathory, Venom, Metallica, Iron Maiden, Slayer etc. Estas bandas eram obviamente o modelo para a cena dos anos 90, e, para nós, era o caso de cantar a partir da mesma «folha de hinos infernal» em vez de tentar soar puramente como uma banda de Black Metal dos anos 90.


M.I. - A banda está ativa há uma década! O que aprenderam nestes 10 anos? A vida tem sido boa para os Ninkharsag?

Tem sido uma década de altos e baixos desde o nosso início. Estamos felizes por termos lançado o nosso álbum de estreia na lendária Candelight Records durante este tempo e tivemos a sorte de tocar com algumas bandas incríveis até agora, mas consideramos que a primeira década é pouco mais do que um trampolim para onde estamos a ir agora.


M.I. - Em 2015 vocês lançaram «The Blood of Celestial Kings» que vos rendeu ótimas críticas. Por que demoraram 6 anos para lançar o novo álbum?

Quando criamos a banda, estávamos todos em circunstâncias muito diferentes das que estamos agora, e era mais fácil simplesmente fazer da banda o nosso foco principal durante aqueles primeiros anos. Depois de lançarmos «The Blood Of Celestial Kings», sabíamos que queríamos que o nosso próximo álbum fosse mais focado, sólido e queríamos mantermo-nos onde estamos agora espiritual e mentalmente. Levou algum tempo para que realmente entendêssemos o processo criativo de escrever e refinar o material que tínhamos em algo que parecesse monumental e importante em vez de produzir outro álbum numa cena já saturada demais.
Algumas das canções neste novo álbum estavam num período de gestação antes mesmo de gravarmos «The Blood Of Celestial Kings». Nós sabíamos que elas seriam mais adequadas para o novo álbum do que encaixadas no primeiro. As músicas em questão são «Discipline Through Black Sorcery» e «The Necromanteion».


M.I. - Existem diretrizes que ligam o álbum anterior a «The Dread March of Solemn Gods»?

Em relação às músicas do primeiro álbum, as que são musicalmente semelhantes a este são as faixas «Tartarus Unbound» e «Iron Wolves». Essas músicas foram escritas no final do processo de composição desse álbum, quando também tínhamos começado o trabalho preliminar em «The Dread March...» e capturamos o uso da melodia e do alcance maior que agora ambicionamos.


M.I. - O álbum de estreia «The Blood of Celestial Kings» foi «inspirado na magia, história negra, natureza e guerra». O que inspirou «The Dread March of Solemn Gods»?

Esses temas ainda estão muito presentes neste álbum, no entanto, estamos a usar esses temas de uma forma filosófica em vez de apenas contar uma história em cada música como fizemos em «...Celestial Kings». Durante o processo de composição de «The Dread March...» fui viver para as colinas e montanhas no norte da Inglaterra e escolhi escrever muitas das minhas letras para este álbum nas montanhas, florestas ou cemitérios à noite ou de manhã cedo, quando poderia aproveitar o poder daquele momento. Acredito que a dedicação realmente transparece neste álbum e não é uma experiência para ser tomada de ânimo leve ao ouvi-lo.


M.I. – A vossa estreia teve ótimas críticas. Isso colocou alguma pressão extra sobre vocês?

Não, não nos sentimos sob pressão porque sabíamos que poderíamos facilmente superar aquele primeiro álbum, por mais arrogante que pareça. O primeiro álbum foi simplesmente uma coleção de demos e ideias que simplesmente queríamos gravar e lançar naquela época. No entanto, com este álbum, queríamos escrever uma peça mais sólida que se encaixasse de uma maneira perfeita, para escrever um clássico moderno. Na verdade, arquivamos cerca de 4 músicas para este álbum, pois elas não se encaixavam no tema. No entanto, podemos gravá-las em breve para um lançamento especial.


M.I. - A música é impressionante, old school mas com toques modernos. Como têm sido as reações aos novos singles até agora?

A reação superou em muito o que poderíamos esperar! Como uma banda que dá muito pouca atenção ao cenário moderno, é bom saber que ainda existe fome por um som mais tradicional do Black Metal nesta era de supersaturação.


M.I. - Como acontece o processo de escrita? Vocês escrevem as letras ou melodias primeiro? Por quê?

Normalmente começamos o processo com uma melodia de guitarra e continuamos a partir daí. Em seguida, começamos a escrever e a gravar uma demo na nossa sala de ensaio. Sempre fomos uma banda baseada em guitarras e queremos que as músicas estejam recheadas com riffs e harmonias, por isso deixamos a música fazer a maior parte do trabalho e, depois, escrevo as minhas letras.


M.I. – Vocês são influenciados pelo Crowley e Austin Osman Spare... como conheceram o trabalho deles? Como é que eles vos influenciam?

Bem, dificilmente existe uma banda de metal por aí que não seja de alguma forma influenciada pelo Crowley, quer eles saibam disso ou não. A sua sombra projetou-se por muito tempo sobre a cena do hard rock e do metal desde 1960 e o seu trabalho é uma porta de entrada para muitos numa perspectiva totalmente nova sobre a vida, filosofia e religião. Para mim, o seu trabalho foi extremamente revelador quando o li pela primeira vez e levou a novas descobertas de uma natureza muito mais poderosa, que tentei aproveitar neste álbum.


M.I. – “The Dread March of Solemn Gods” foi gravado e produzido em 2019 nos Foel Studios sob o comando do Chris Fielding (Conan, Winterfylleth, Primordial). Por que demorou quase 2 anos para ser lançado? Não tinham editora ou foi a pandemia?

Demorou muito para lançar devido a vários fatores fora do nosso controlo. Em primeiro lugar, queríamos remisturá-lo após a primeira tentativa, pois havia aspetos da primeira mistura que queríamos ajustar. No entanto, não pudemos voltar ao estúdio até ao final do outono de 2019 devido aos compromissos anteriores do Chris com os Conan.
Depois escolhemos um artista que pudesse capturar o visual que queríamos para a capa. Escolhemos o MFA XII, porque o seu trabalho tinha aquele sentimento sombrio e enigmático que sentimos que realmente funcionaria para o material deste álbum. De seguida veio o Covid juntamente com problemas na fábrica de vinil e aqui estamos dois anos depois.


M.I. – O vosso álbum de estreia foi lançado pela Candlelight Records e este foi pela Vendetta Records. Por que mudaram de editora? O contrato chegou ao fim ou houve outros motivos?

O nosso contrato com a Candlelight era apenas para um álbum que cumprimos, mas nunca ouvimos mais nada deles novamente. Como é uma editora lendária, estamos extremamente orgulhosos de ter trabalhado com eles em “... Celestial Kings’, mas às vezes é fácil para uma pequena banda ficar esquecida numa editora grande.


M.I. - Como surgiu o acordo com a Vendetta Records?

O Stefan da Vendetta Records estava em contacto connosco desde o primeiro álbum sobre o lançamento do nosso segundo álbum, e, depois de algumas conversas, decidimos lançá-lo com ele. Estamos contentes por termos aceitado a sua oferta, pois ele tem sido um bom apoio desde que o negócio foi fechado e, simplesmente, não teríamos conseguido um negócio tão bom com uma editora maior!


M.I. - A capa é bastante intensa. Quem a desenhou? Qual é a sua ligação com o título e o álbum em geral?

Foi desenhada pelo MFX AII (Mayhem, Necrot) a partir de designs criados por nós mesmos. Queríamos algo que fosse épico e sombrio para capturar aquele sentimento antigo e sentimos que se encaixa na natureza fria e áspera da música! Consegue-se sentir o cheiro da armadura enferrujada, dos ossos podres e do ar noturno só de olhar para ela. O título e a capa estão muito interligados e representam os exércitos espectrais da Morte.


M.I. - O novo álbum foi lançado no dia 30 de abril, na noite de Walpurgis. A data foi escolhida com cuidado ou é uma coincidência?

Foi absolutamente escolhida de propósito! Que melhor data (além de 31 de outubro) para celebrar o lançamento do nosso novo álbum do que quando o véu é mais fino e todos os tipos de bruxas, espectros e entidades profanas caminham para o exterior?!


M.I. - O vinil dourado vendeu extremamente rápido. Estavam à espera? Quantas cópias havia? Para quem queria comprar, mas não conseguiu, haverá outras oportunidades?

Tínhamos esperança de que iria esgotar, mas não esperávamos que acabasse em 24 horas! A edição Gold foi limitada a 150 cópias e a primeira impressão de vinil preto foi de 300. A Vendetta esgotou as duas cores e estamos com as últimas cópias do vinil preto. No entanto, já organizamos uma repressão de outra cor que revelaremos no momento oportuno...


M.I. - Como será feita a promoção deste álbum? Algum plano até agora? Sentem falta de tocar ao vivo?

A promoção está a ser gerida pela All Noir PR e Vendetta; ambas fizeram um excelente trabalho até agora. Também temos bombardeado as redes sociais com o nosso próprio ataque para tentar alcançar o maior número possível de pessoas e está a ter o efeito desejado.
Temos planos de fazer uma tournée com os Ante-Inferno durante 5 noites na Inglaterra no final de agosto, e temos esperança de que isso ainda aconteça. Depois disso, o nosso objetivo é entrar na Europa e na Escandinávia para capturar esses lugares. Promotores contactem-nos!


M.I. - A banda foi comparada a grandes bandas de Black Metal como Emperor, Mayhem ou Dissection. Consideram isso um elogio? Para quem não conhece os Ninkharsag, podem referir algumas bandas que têm um estilo semelhante?

Consideramos isso um elogio, sim. Para nós, os melhores anos da 2ª onda do Black Metal foram de 1994 a 98 e é aí que a nossa lealdade residirá para sempre. A música escrita naquela época provavelmente era boa demais para a época e foi um pico criativo para todos os músicos envolvidos. Infelizmente, a única maneira é descer do pináculo e, eventualmente, a cena desfez-se num híbrido deprimente de estética cibernética e experimentação desnecessária. Quando começamos esta banda, havia poucas bandas preciosas que ainda mantinham a velha chama viva, e a nossa intenção sempre foi tocar um estilo de música que considerássemos autêntico.
Também somos grandes fãs de Sacramentum, Necrophobic, Dawn e Vinterland. Todos os que, definitivamente, se enquadram na extremidade mais melódica do espectro!


M.I. - Em termos de som, que bandas vos agradam mais e por quê?

Como mencionado acima, somos fãs de bandas que usam a melodia a seu favor. No início dos anos 2000, muitas bandas de Black Metal tornaram-se muito polidas e melódicas ou evitaram a melodia para uma explosão sem fim. Era a nossa intenção abranger ambos os mundos.


M.I. - A Inglaterra tem algumas bandas incríveis de Black Metal e os Ninkharsag estão nesse lote. Na vossa opinião, como é a cena Black Metal aí?

A cena aqui é muito ativa de momento, com os Winterfylleth, The Infernal Sea e Ante-Inferno sendo algumas das bandas populares. Há também um excelente festival na floresta perto do Lago Windermere chamado 'Darkness Over Cumbria' ou 'The Blackwood Gathering' (dependendo do promotor que está a realizar o evento), e eu diria que é o melhor festival do tipo que temos atualmente aqui devido à sua natureza e localização únicas.


M.I. - Já leram alguma crítica sobre os Ninkharsag que vos tenha feito rir ou deixado muito irritados? Em caso afirmativo, o que causou a vossa reação?

Não, porque somos indiferentes à opinião das pessoas sobre nós. O nosso objetivo era escrever música que nós mesmos quiséssemos ouvir e, portanto, não nos importamos com o que os outros pensam sobre isso. No entanto, parecemos ter acertado em cheio com as pessoas, já que a receção ao nosso novo material tem sido extremamente positiva e, claro, isso certamente manterá o nosso próprio fogo aceso quando se trata de manter esta banda viva e fazê-la crescer ainda mais.


M.I. - Alguma palavra final que gostariam de partilhar?

Gostaríamos de estender a nossa gratidão a todos os que nos apoiaram até agora. Isto é apenas o começo! Salvé a Morte!

For English version, click here

Entrevista por Sónia Fonseca