About Me

Jordan Rudess (Dream Theater) deixa conselho aos aspirantes a músicos

Quem te avisa, teu amigo é. Neste caso, trata-se do amigo Jordan Rudess que se considera sortudo por viver da música e, por isso, aconselha a que todos os protomúsicos não dependam somente da música depois ter sido questionado numa entrevista com a Kaaos TV sobre a relevância das plataformas como o Patreon que permitem aos fãs apoiar diretamente os artistas:

"Eu acho mesmo que está a ir nessa direção cada vez mais. Eu acho que faz muito sentido. Eu gosto. No geral, acho que é algo ótimo. As partes mais problemáticas são quando pensas num jovem artista que não tem necessariamente seguidores. Como é que vais criar a tua carreira? Não tens uma editora que te dá dinheiro para construíres a tua carreira. Tens de arranjar formas de usar a internet para disponibilizar a tua música ao mundo. É muito difícil, porque estamos sobrecarregados com música e músicos. Há várias formas de disponibilizar a tua música, mas vais fazer com que ela seja ouvida? Vai fazer a diferença? Vai fazer dinheiro? Esse é o problema. Isso é desafiante. Portanto, muitas destas empresas têm de arranjar formas de ajudar os músicos e é óbvio que as pessoas estão a trabalhar nisso; estão a ajudá-los a serem notados e a fazer com que esses mecanismos sejam mais práticos para darem às pessoas a oportunidade de ter uma carreira musical.

"Eu diria a alguém, mesmo que fosse extremamente talentoso: tens de perceber que as oportunidades de ganhar dinheiro com isso [música] são muito, muito pequenas - minúsculas - e não importa o quão bom tu sejas. Por isso, pensa sobre como podes ganhar dinheiro sem teres de depender da música que estás a fazer para ganhar esse dinheiro. É uma forma muito mais segura de fazê-lo. Se alguém tem a capacidade mental para mais do que apenas música, tem de encontrar algo com o qual pode ganhar dinheiro para que possa também ter algum tempo para ser um músico feliz e comprar os instrumentos que quer e não ter de depender de: 'tenho de conseguir tocar num bar algures, porque não tenho dinheiro e ando a juntar trocos.' Não é um mau conselho e fico triste por ter de dizê-lo, porque eu gostaria que as pessoas jovens e velhas que fazem música pensassem o seguinte: 'ok, eu só vou fazer isto na vida.' E isso está a tornar-se muito, muito difícil."

Por: Bruno Porta Nova - 30 abril 21