About Me

Entrevista aos Impure Wilhelmina

Os Impure Wilhelmina criam músicas singulares há 25 anos. A banda nunca teve medo de se reinventar e ultrapassar os limites das barreiras estilísticas sem perder a identidade. Recentemente, eles lançaram o seu mais recente álbum “Antidote”, pela Season of Mist. A Metal Imperium conversou com Michael Schindl, o principal compositor, letrista, e cantor-guitarrista da banda para falar sobre o 7º álbum "Antidote". Continuem a ler... 


M.I. - Como surgiu o nome Impure Wilhelmina? Quem é Wilhelmina? Por que é que ela é impura?

Michael: No romance "Drácula" de Bram Stoker, Mina (Wilhelmina) é a personagem feminina principal. Ela é "impura" porque é vítima da maldição da qual a morte do Drácula a libertará.
Eu criei esse nome porque estava interessado na literatura de terror do século 19 quando comecei a banda.


M.I. – Michael Schindl é o único membro que testemunhou os Impure Wilhelmina em todas as suas fases e álbuns. Como é que as mudanças na formação afetaram o som da banda? Quais são as principais diferenças entre os Impure Wilhelmina em 1996 e agora? 

Eu sempre fui o compositor principal, mas os outros membros da banda têm, é claro, a liberdade de tocar os seus instrumentos como os sentem. É por isso que o som da banda sempre foi influenciado por cada músico que já tocou nela. A principal diferença entre o nosso início e agora é o lugar das vozes limpas, que se tornaram mais importantes. Na verdade, a banda tem-se concentrado cada vez mais nas melodias. Também temos mais cuidado na composição das músicas. Mas, apesar dessas mudanças, que são bastante naturais, acho que o espírito da banda continua o mesmo. 


M.I. - A banda existe há 25 anos... uau! Isso é uma vida! Como te sentes depois de todos estes anos?

Tenho muito orgulho do que conquistei. Quando comecei a banda, não achei que fosse durar tanto. Passei mais da metade da minha vida a tocar nesta banda, e estou feliz com isso...


M.I. - O comunicado de imprensa define o vosso estilo como "Pós-metal / Rock", mas vi a banda categorizada de muitas outras maneiras. Na tua opinião, qual é a mais adequada?

Os Impure Wilhelmina sempre foram difíceis de definir. No momento, achamos que as definições menos máss são "pós-metal" e "dark rock". Talvez encontremos algo diferente... daqui a 25 anos?


M.I. - As críticas de “Antidote” foram espetaculares. Corresponderam às vossas expetativas?

Estamos muito satisfeitos com o feedback de "Antidote". A maioria das críticas é realmente excelente, mas também recebemos feedback caloroso dos ouvintes, e é isso que mais apreciamos. Tudo isto supera as nossas expetativas.


M.I. - “Radiation” abriu portas para um reconhecimento mais global. Isso colocou alguma pressão extra sobre vocês, sabendo que todas as atenções estavam neste álbum?

Não, na verdade não, talvez porque queríamos fazer algo diferente de "Radiation". Portanto, nunca tentamos comparar o que estávamos a criar para "Antidote" com "Radiation".


M.I. - Num post no Facebook, a banda escreveu: “Estamos a trabalhar nisto há quase dois anos, o que parece uma eternidade, especialmente nas estranhas circunstâncias atuais”. Quanto é que o Covid afetou os vossos planos, a data de lançamento e tudo mais?

Tivemos muita sorte com a situação, em comparação com outras bandas que tiveram que cancelar todos os seus concertos, tournées, etc. Não tínhamos nenhum concerto planeado durante este período por causa da gravação. Na verdade, a gravação foi feita em fevereiro de 2020, pouco antes do bloqueio. Fomos para um estúdio na Alemanha (HOFA-Studios) para gravar as faixas básicas (guitarra - baixo - bateria) ao vivo. E, durante o bloqueio, gravamos guitarras, vozes e outras coisas adicionais em Genebra. Mas isso também não foi um problema, porque eu estava praticamente sozinho no estúdio com o Yvan Bing, que produziu o álbum.

À medida que a situação de crise continuava, não sentimos nenhuma pressão para a data de lançamento. Na verdade, agora é que está a ficar complicado. Cancelamos alguns concertos em junho e esperamos fazê-los em setembro ou outubro. Também estamos a tentar organizar uma tournée, mas é muito complicado porque os locais também estão no limbo. E como há muitos concertos e tournées de outras bandas que foram adiados, é difícil de nos conseguirmos encaixar.


M.I. - “Antidote” ficou como vocês imaginaram? Fariam alguma alteração agora?

Eu penso que sim. Para nós, um álbum é sempre um monte de músicas que juntamos, e o álbum encontra a sua unidade e personalidade no facto de todas as músicas serem gravadas no mesmo local durante um tempo limitado, com o mesmo pensamento. E acho que esse processo funcionou bem com o "Antidote", mesmo que as músicas sejam muito diferentes no começo, o que é sempre o caso com os Impure Wilhelmina. Na verdade, a única "visão" que tínhamos quando começamos a trabalhar para o "Antidote" era fazer algo diferente de "Radiation".

Eu não mudaria muito, talvez alguns detalhes aqui e ali, tudo pode ser melhorado. Na verdade, eu poderia passar a minha vida em estúdio a trabalhar num álbum, mas, em algum momento, tem de se andar para a frente.


M.I. - “Antidote” era o nome do álbum desde sempre ou é uma referência à pandemia e ao que o mundo precisa hoje para voltar ao normal?

Não, no começo não tínhamos um nome para este álbum. "Antidote" surgiu quando a pandemia já estava bem estabelecida. Claro, tem a ver com a pandemia, mas tem um significado muito mais amplo. Na verdade, num sentido mais profundo, poderia dizer-se que a música é um antídoto, ou um remédio, algo catártico. Todas as pessoas que ouvem muita música têm mais ou menos essa visão. Elas sabem que a música é essencial para sua existência.


M.I. - As vozes limpas ocupam um lugar cada vez mais importante nas composições, reforçando a intensidade e profundidade melódica. Por que é que as vozes limpas estão cada vez mais presentes na vossa música? Encaixam melhor? Expressam melhor as emoções?

Sim, todas as respostas estão nas perguntas. Mas eu acrescentaria que, como sempre houve um aspeto melódico nos Impure Wilhelmina, poderia dizer-se que melodias exigem melodias. Na verdade, quando eu componho, quando toco um riff, tenho sempre uma melodia que me vem à cabeça e que quero colocar sobre o riff, a segunda guitarra está lá para isso, e também uso a voz.


M.I. - As letras são bastante intensas, depressivas e melancólicas. Precisas de estar num estado de espírito ou local específico para escrevê-las? Ou surgem naturalmente?

O melhor é quando a letra chega até mim no momento da composição: um riff, uma melodia, uma frase. Mas nem sempre é esse o caso. Na maioria das vezes, escrever letras exige esforço. Não preciso de estar num determinado estado de espírito, só preciso de estar quieto, ter tempo para isso, o que é cada vez mais difícil de encontrar.
É verdade que minhas letras são muito obscuras, são uma espécie de escape.


M.I. - No contexto da pandemia que marcou parte da gravação de “Antidote” e da sua longa conclusão, este título também ressoa de uma forma muito particular. Alguma faixa foi influenciada por este vírus? Vocês foram afetados por isto de alguma forma?

Não, nenhuma das músicas foi influenciada pela pandemia porque todas as composições foram finalizadas com antecedência, incluindo as letras. O único vestígio da pandemia está no nome do álbum e no título da faixa instrumental “Antidote”. Dar a essa faixa o mesmo nome do álbum foi uma forma de lhe dar um pouco mais de importância, já que era muito curta em comparação com as outras. E por ser a faixa menos pesada do álbum, pode ser vista como um antídoto, ou mesmo uma antítese do resto do álbum.

Pessoalmente, esta pandemia não me afetou muito, não fiquei doente, nem a minha família. Fiquei um pouco assustado durante uma semana em março de 2020, depois veio o bloqueio, que não foi um momento desagradável para mim. Trabalhar em casa não foi muito stressante, e na Suíça ainda podíamos sair, no meu caso para fazer caminhadas ou para ir para o estúdio.


M.I. - A faixa “Midlife Hollow” é sobre uma crise de meia-idade de algum dos membros?

Sebastien: Não exatamente. É principalmente um tema que vem das observações do Michael sobre as dificuldades da vida humana. É um facto que, na banda, todos temos entre 35 e 50 anos. E é exatamente essa a “altura” das crises da meia idade. A letra da música é muito cruel. Não creio que um de nós se sinta «azedo», «encolhido» ou «reduzido a nada». Talvez seja apenas um medo que o Michael tenta exorcizar através daquela música?

Michael: Sim, as minhas letras são uma espécie de exorcismo.

Sebastien: Mas a nível pessoal, essa música toca-me muito. Estou numa espécie de crise de meia-idade. Perda de sentido no meu trabalho, o esgotante cuidado familiar de três filhos. E bam! A pandemia acabou com isso. Mas eu sei que a crise da meia-idade é uma situação temporária. Como suíço com dinheiro, tenho privilégios que não posso negar. E não reclamo. Com certeza a minha «Spring and summer are now dead and gone», mas desfrutarei do Outono com todas as minhas forças, assim que passar a crise. E fazer uma tournée com a banda no outono de 2021 vai ajudar muito.


M.I. - “Gravel” é uma das minhas músicas favoritas do novo álbum. Qual é a vossa?

Michael: Talvez “Torrent”, adoro a melancolia assustadora que permeia essa música. E “Unpredicted Sky”, porque foi uma música difícil de compor, com muitas questões, mas acho que o resultado final é melhor do que o esperado.

Sebastien: Adoro “Solitude”. A abertura instrumental do álbum é ótima de tocar. E quando a voz do Michael chega, sinto um sentimento de revelação emocional e absoluta. Tenho sempre um grande sorriso de deleite no rosto quando toco este tema.


M.I. - Importas-te de fazer um pequeno comentário sobre cada faixa do álbum?

Solitude: Sabíamos desde o início que esta seria a faixa de abertura, com a sua longa introdução. E começamos o álbum da maneira oposta ao que fizemos com “Radiation”, em que a voz em “Great Falls Beyond Death” veio após exatamente 5 segundos. Em “Solitude”, é depois de 3 minutos e 5 segundos!

Midlife Hollow: Já antes discutimos o significado desta música. Achamos que é uma boa segunda faixa por causa da dinâmica. O final longo e estranho é bastante inesperado, algo que realmente não encontras nos nossos álbuns mais antigos. É algo que dá uma espécie de identidade a todo o álbum.

Gravel: Uma canção sobre a condição humana, o seu sofrimento e insignificância. Escolhemos este para a apresentar o álbum porque era representativa do álbum sem revelar muito.

Dismantling: Uma música sobre o inevitável lado negro da autorrealização. Eu gosto da progressão, do modo que a música te leva a um final de black metal implacável.

Jasmines: Tentamos fazer uma "poderosa balada alemã" :-) mas não somos os Rammstein nem os Scorpions. O nosso produtor Yvan Bing sugeriu que usássemos um piano e um órgão neste tema, o que leva a uma progressão interessante. É uma música diferente, um desafio, mas achamos que se encaixa bem no álbum.

Vicious: Uma música sobre o nosso comportamento infantil e o fim do mundo, e, mais uma vez, sobre a nossa insignificância. Um refrão muito cativante. Curiosidade: numa crítica, alguém compara esta música com a era "Load" dos Metallica (?), Mas não, o riff principal de "Vicious" é uma cópia de "Seek and Destroy"!

Torrent: Uma música triste, uma viragem na sequência do álbum. As letras falam sobre o vazio das nossas vidas, a dificuldade de encontrar um lugar neste mundo e a beleza de uma torrente num vale perdido e solitário. Eu caminho muito, adoro a montanha, às vezes, sinto que é o único lugar onde se pode encontrar um pouco de paz interior.

Unpredicted Sky: Os versos soam aos Impure Wilhelmina “antigos” com os rosnados, mas o refrão traz-nos de volta ao presente. Uma canção longa e profunda na continuidade de "Torrent", mas com ambientes mais variados.

Antídoto: Este pequeno interlúdio com guitarra lembra-me o álbum “Master of Reality” dos Black Sabbath, onde podes encontrar faixas como “Embryo” ou “Orchid”, que são realmente lindos interlúdios. Podes encontrar algo semelhante no álbum “Deliverance” dos Corrosion of Conformity, com faixas como “Without Wings” ou “Mano de Mono”. Eu adoro esses álbuns, e acho que “Antidote” é influenciado por ambos (e obviamente “Deliverance” é influenciado por “Master of Reality”).

Everything is Vain: Sabíamos que esta música encerraria o álbum. As palavras " Burning in darkness burning in pain" são um exemplo de onde escrevi a letra durante a composição. É bom que esta frase não tenha mudado ao longo do processo de criação do álbum.


M.I. - A banda esforçou-se muito na elaboração e produção das novas músicas, contando com Yvan Bing, produtor e engenheiro de som, para acompanhar os quatro músicos ao longo do processo de criação do álbum. Como foi essa colaboração?

O Yvan Bing já trabalhou muito com bandas de rock e pop, mas conhece a cena metal muito bem, por isso ele está entre os dois mundos, assim como nós. É por isso que queríamos trabalhar com ele há muito tempo. Finalmente decidimos chamá-lo para este álbum porque estávamos à procura de algo novo, algo diferente de "Radiation".
Ele veio à nossa sala de ensaios, ouviu as nossas demos, deu algumas sugestões sobre a estrutura e os arranjos das músicas. Conversamos muito sobre o som, o que queríamos, o que não queríamos, etc. Ele foi realmente o quinto membro da banda durante todo o processo.


M.I. - Como sabes qual o estilo vocal (voz limpa ou rosnado) funciona melhor numa música?

Não sei o que funciona melhor numa parte específica de uma música, canto como me sinto, não há uma ideia pré-concebida.


M.I. - Se tivessem que fazer um concerto apenas com as dez melhores músicas da banda, quais escolheriam e por quê?

Quais são as dez melhores músicas da banda? Acho que cada um tem uma resposta diferente. Por isso, é uma pergunta difícil. Mas o que sabemos é que algumas músicas funcionam melhor ao vivo do que outras. Estamos ansiosos para voltar ao palco para ver quais as músicas do “Antidote” que irão impressionar o público. Acho que "Dismantling" é uma forte candidata. E “Solitude” será perfeita para abrir o espetáculo.


M.I. - Felizmente, as coisas parecem começar a normalizar com o covid e os concertos estão prestes a começar... ou assim esperamos... quais são os planos para promover “Antidote”?

Como disse, começaremos a fazer concertos em setembro / outubro na Suíça, esperançosamente com algumas tournées pela Europa em 2022.


M.I. - Em termos de som, a banda evoluiu bastante. Essas mudanças no som e estilo foram programadas ou aconteceram naturalmente?

Diria que são naturais, não tinha nada programado. Apenas ficamos mais confiantes, mais experientes e curiosos para experimentar novas ideias, novos arranjos. Nada de especial, acho que todas as bandas com uma longa carreira dariam uma resposta semelhante.


M.I. - Vocês assinaram contrato com a Season of Mist e este é seu segundo álbum a ser lançado por esta editora. Como é que a vida e a carreira dos Impure Wilhelmina mudaram desde que o negócio foi fechado?

Temos mais visibilidade. Muitas pessoas descobriram-nos com "Radiation", algumas com "Antidote", e isso é ótimo. Mas muitos aspetos das atividades da banda ainda são feitos de maneira DIY, e isso não muda muito. E talvez seja bom porque nos ajuda a manter o espírito da banda intato.


M.I. - A banda trabalhou com várias editoras ao longo dos anos. O que as diferencia? O dinheiro que possuem ou seus ideais? Por que é que a Season of Mist é a melhor editora para os Impure Wilhelmina?

A Season of Mist é uma grande editora que faz um excelente trabalho. E o nome é fixe, combina bem com a nossa música. Antes da Season of Mist, estávamos em editoras suíças ou francesas (Hummus Records, Division Records, Get a Life !, Space Patrol Records,...), e não era uma questão de dinheiro porque quase não havia dinheiro! Mas essas editoras são (ou eram) dirigidas por pessoas apaixonadas que conhecíamos pessoalmente, e essa talvez seja a principal diferença com a Season of Mist, que é maior, envolve mais pessoas e tem que lidar com muitas bandas. Apesar de uma abordagem mais empreendedora, a Season of Mist escuta as nossas necessidades e acompanha-nos com carinho e profissionalismo. Só lhes temos que agradecer!


M.I. - Michael Schindl disse uma vez que cantar é um bom anti-depressivo. Tocar música ainda funciona como um anti-depressivo para vocês?

Sim, claro, mais eficiente do que chocolate ou antidepressivos.


M.I. - A maioria das bandas diz que tocar funciona como terapia. Quando perceberam que essa era a melhor terapia de todas?

Não é o tipo de coisa que se percebe de repente! Um dia peguei numa guitarra e nunca mais parei de tocá-lo. Isso significa que tem algum tipo de função na minha balança. Mas não sei se a música é a melhor terapia para quem a pratica, porque é sabido que os músicos não têm a maior expetativa de vida.

Sebastien: Bem, quando estou em tournée, sinto-me tão livre. Espero que todos que andam em tournées sintam o mesmo. Ensaiar com os meus colegas de banda é divertido; fazer tournées é mais do que isso: é uma verdadeira terapia.


M.I. - A vida de músico é tão excitante quanto a imaginaste?

Michael: Eu nunca disse a mim mesmo “~Vou ser músico porque parece excitante". Na verdade, é emocionante, mas por razões que eram inesperadas ou não imaginadas por mim quando era jovem. Por exemplo, recebemos uma mensagem de alguém que nos disse que ouve Impure Wilhelmina enquanto caminha na floresta e na costa do Mar Báltico. E esse tipo de feedback é ótimo e excitante para mim. Mas as costas portuguesas também são lindas!


M.I. - Vocês são músicos a tempo inteiro ou precisam de trabalhar para pagar as contas?

Todos nós temos empregos regulares em Genebra, alguns dos mais altos salários do mundo para as contas mais caras. O que significa que não somos tão ricos quanto as pessoas possam pensar. Mas, sim, comemos chocolate e queijo. 


M.I. - A Suíça não é o primeiro país que vem à mente quando se pensa em bandas de metal... como é a cena?  Alguma banda a que se deva prestar atenção?

Em Genebra, estão os nossos amigos dos Rorcal, mas também Nostromo, H E X, Stortregn... Em outras partes da Suíça, estão os Zatokrev, Schammasch, Bölzer, Zeal e Ardor, que já são relativamente conhecidos. Mas a Suíça é o primeiro país do metal, graças aos Celtic Frost, que influenciaram todas as bandas de metal do mundo, mesmo que muitas delas não saibam disso. Ugh!


M.I. - O Diogo Almeida é um dos membros da banda... a sua herança cultural portuguesa teve alguma influência na banda?

Diogo: Não, não acho que a minha herança tenha influência na banda.


M.I. - Conhecem a cena metal portuguesa? Alguma banda portuguesa de que gostem?

Não, não estou familiarizado com a cena portuguesa, conheço algumas bandas / amigos como os Process of Guilt. Mas dá-nos algumas bandas para ouvir e descobrir!


M.I. - A banda foi uma das quatro vencedoras das bolsas 2019 para música contemporânea da cidade de Genebra. Como se sentiram? Qual a importância de um prémio como este? Isto mudou alguma coisa para vocês como banda?

Michael: É um reconhecimento oficial. Quando se começa uma banda, principalmente uma banda de metal, procura-se uma sala de ensaio, concertos na área, apenas se tenta existir, nunca é fácil. sSentes-te sempre um estranho ao sistema, à autoridade oficial, etc. E é difícil ganhar credibilidade. Para nós isso aconteceu gradualmente com as casas de concertos locais, os média locais, os financiadores e, claro, todos os ativistas da cena local e os fãs. Esta bolsa é a etapa mais recente de todo o processo. E deu-nos uma facilidade financeira para produzir "Antidote".


M.I. - Têm algum conselho para jovens músicos?

Componham com o coração, toquem com o coração, gravem com o coração, comuniquem com o coração.
Sebastien: Nos ensaios, toquem as músicas, vezes e vezes sem conta. E novamente, até que a música se torne uma emanação pura do vosso coração e corpo e não uma atividade cerebral ou o resultado da vossa destreza apenas.


M.I. - Qual é a lição mais valiosa que aprenderam nestes 25 anos de Impure Wilhelmina?

Michael: Na música, as tendências duram no máximo cinco anos. Apenas o Heavy Metal dura para sempre.


M.I. - Se pudessem voltar atrás no tempo e encontrar o vosso eu mais jovem, que conselhos lhe diriam? 

Faz o que sentires, sê confiante e segue só os conselhos que fizerem sentido para ti. Comunica mais. Para de beber.


M.I. - Espero ver-vos em breve aqui em Portugal! Por favor, deixem uma mensagem final para os leitores da Metal Imperium.

Esperamos voltar a Portugal! Vemo-vos lá!

For Ensligh version, click here

Entrevista por Sónia Fonseca