About Me

The Chapter - “Delusion of Consciousness” Review


Passados cinco anos desde o seu último trabalho, os The Chapter regressam este ano aos lançamentos discográficos e fazem-no com um novo longa-duração, intitulado: “Delusion of Consciousness”.

Se o anterior trabalho “Angels & Demons” (editado em 2017), já tinha deixado boa impressão, este novo álbum apresenta-se como a confirmação de que esta banda se encontra no bom caminho e que não tem pressa em fazer as coisas. Com um novo vocalista (Tiago Oliveira) na formação, os The Chapter continuam a apresentar composições extremamente interessantes. Movendo-se dentro daquilo que se designa por death metal melódico, as vozes guturais alternam-se com as limpas, numa combinação que se pode considerar perfeita. O primeiro avanço para “Delusion of Consciousness” já se encontra disponível através de um vídeo oficial. Trata-se do tema “Halocline”, faixa com que inicia o álbum e que é um bom cartão de apresentação. A tarefa de destacar um, ou outro tema deste novíssimo trabalho dos The Chapter torna-se difícil, devido à elevada qualidade de todas as composições. Porém, se o tivermos de fazer, podemos destacar a faixa titulo, por ser aquilo que comummente designamos por “grande malha”. Da mesma forma, “Book of Life” e “Sentidos a Morrer”, este último com a curiosidade acrescida de ser cantada em português, são musicas muito boas e por essa razão, fortes candidatas a figurar num possível segundo vídeo.

“Delusion of Consciousness” tem data de lançamento marcada para 22 de abril. Trata-se de um disco que, ao longo das suas 9 faixas e 46 minutos de duração, não vai desapontar certamente nenhum apreciador deste género musical. Toda a produção e masterização ficaram a cargo de Daniel Cardoso, conhecido pela sua colaboração com os Anathema e Heavenwood, por exemplo.

Nota: 9.2/10

Review por António Rodrigues