About Me

Reportagem: Hammer Smashed Fest III @ RCA Club, Lisboa - 19.11.2022


No passado dia 19 de novembro, o RCA Club, em Alvalade, foi casa para a III Edição do festival Hammer Smashed Fest.

Batiam as 15:15 quando, para uma casa quase totalmente despida, a banda de Black Metal Verus Dominus subia ao palco e se faziam soar as primeiras notas de "Infernal Legions". Velas acesas, e um pequeno altar compunham o espetáculo visual, auxiliado pela caracterização da banda, já tão característica do género musical. O quarteto encerrou com a malha "Our Circle of Tyrants".

Seguiu-se a banda de Viseu, Tvmvlo, num registo de Death Metal com temas como "Blood Red Propaganda" e "The Cruising Years", ambos do seu álbum, de 2021 "The Well of Lost Children". Um espetáculo sem dúvida surpreendente que deixou o público com vontade de mais.

Já com uma casa mais bem composta, era a vez dos Verme subirem ao palco para abrirem com o tema "Senhor das Moscas", do seu EP de 2019, "MMDCCC". "Pai Negro" , "Escárnio dos Vultos" e "Abutres" foram apenas alguns dos 8 temas que a banda tocou, terminando com "Vozes".

Pelas 18:00 horas, era a vez dos Phenocryst pisarem o palco do RCA, para um público calmo mas bastante recetivo. A banda, que sofreu uma recente alteração no seu alinhamento, agora com Artur Pacheco na bateria, tocou 6 temas, abrindo com "Fumarole Examinations" e encerrando com "Volcanic Winter".

Seguia-se um dos atos mais aguardados do festival: Theriomorphic. Ouvia-se a intro "Dune" quando a banda formada em 1997 iniciou o espetáculo. Já um nome de referência do Metal português, os Theriomorphic corresponderam às expetativas do público e deram um concerto com muito "headbanging", fazendo equivaler a enorme energia do quarteto em palco. "Absent Light" encerrou os 8 temas tocados.

Era a vez dos Nukke, que cancelaram a sua aparição, subirem ao palco. Mas este contratempo não fez o festival abrandar e, pelas 19:35, perante um RCA mais despido, tocavam os Drenagem, o trio de Noisecore, oriundo da Maia. Num espetáculo que poderá ser considerado experimental, a banda teve uma fraca receção por parte do público mas ficou marcada como sendo um ato a seguir para quem aprecia um concerto mais visual.

Foi a vez da banda Innards tocar os 3 temas do seu EP de 2020, "Back from the Grave, Straight in Your Face!", com a participação especial de Jó dos Theriomorphic, no segundo tema "Enlightenment Through Hate", num espetáculo que durou aproximadamente 17 minutos, para uma casa que, apesar de ainda meio despida, recebeu o concerto com bastante energia.

O RCA enchia novamente, desta vez para receber o duo de Death Metal/Grindcore, Morto, que fez soar temas como "Disease", "Fucked Up Ideologies", "World Apocalypse", entre muitas outras.
O momento alto da noite seguia-se com a participação especial de Sérgio Afonso, João Jacinto e Samuel Trindade dos Bleeding Display, acompanhados de Alexandre Ribeiro dos Grog e Jordi Lopes dos Morto para tocar o tema do festival "Hammer Smashed Face" dos Cannibal Corpse. A combinação dos membros das três bandas resultou numa apresentação carregada de energia, que teve uma excelente recepção por parte do público, que se mostrou muito agradado.

Pelas 22 horas, a banda finlandesa Goatburner subia ao palco ao som de "Danger", para encerrar o festival. Num espetáculo repleto de interação com o público, o duo de Helsínquia, fez questão de salientar a ligação forte e inexplicável que sente com Portugal. Crowdsurfing e circle pits dominaram durante toda a atuação, sendo ouvidos temas como "Leaf", "Violent" e "Vortex".
A III edição do Hammer Smashed Fest chegou assim ao fim, com uma boa receção por parte do público e com uma enorme vontade e curiosidade de saber o que poderá trazer de futuro.


Texto por Rita Almeida
Fotografia por Andreia Vidal
Agradecimentos: Hammer Smashed Fest