About Me

Seventh Storm - "Malecditus" Review

Depois de ter sido baterista dos Moonspell durante quase 30 anos, Mike Gaspar regressou com quatro novos companheiros: Rez (vocalista), Ben Stockwell, Josh Riot (guitarristas) e Butch Cid (baixista). 

O seu álbum de estreia destes Seventh Storm, "Maledictus" saiu em agosto de 2022. O disco foi inteiramente escrito por Mike Gaspar, com o intuito de oferecer um álbum em que fosse possível aos seus fãs representar as suas culturas e juntar elementos da música tradicional portuguesa com o metal.

A epopeia "Maledictus" leva-nos ao imaginário das aventuras em alto mar pelos corajosos navegadores de outrora. Tudo isto transformado numa obra épica musical, onde se encontram influências desde ao metal gótico sinfónico ao intenso black metal. 

O tema de abertura "Pirates Curse" é exemplo da combinação entre metal progressivo e death metal. Tanto a letra como o instrumental, levam-nos de imediato para o imaginário desta viagem tão imprevisível e épica. 

Logo de seguida, com o brasão do disco, intitulado "Saudade", sente-se arrepios do início ao fim, por terem conseguido transpor o significado de saudade na perfeição. Uma palavra tão nossa, mas que ao mesmo tempo pertence a todos. 

A intro com o soar dos sinos, seguindo com os riffs acelerados e intensos, o pulsar da bateria e a voz de Rez que emana toda a emoção, culminam na canção mais poderosa do álbum. Esta música foi também gravado nas versões português, inglês e acústica.  

À medida que o disco avança chega "Sarpanit", uma espécie de ode ao lamento dos que partiram, através da profundidade da guitarra portuguesa. A seguir, "Gods of Babylon" é a faixa que dá continuidade à anterior, onde são encontradas claras influências luso árabes. O rufar da bateria e riffs de guitarra crus, que geralmente se encontram no black metal, marcam a sua forte presença.  Não poderia deixar de parte o acompanhamento imprescindível do baixo nos temas "Reckoning" e "Inferno Rising".

Esta viagem chega ao fim com "Haunted Sea", encerrando o capítulo em beleza desta epopeia musical. Mais uma vez, encontramos uma mistura estimulante de vários subgéneros, harmoniosamente combinados entre si.

Os Seventh Storm vieram para ficar, sendo que a bagagem de cada um dos elementos da banda, trouxe uma lufada de ar fresco para o metal português. Em suma, "Maledictus" funde influências de todo o espectro do metal numa saga extravagante, expansiva e imersiva.  Diria que é capaz de agradar a gregos e a troianos. É pesado e ao mesmo tempo melódico suave. É um disco capaz de nos fazer viajar e apreciar cada faixa, como se tratasse de uma obra áudio cinematográfica.

Nota: 8/10

Review por Ana Rita Cruz