About Me

Reportagem: Dead Congregation, The Omnious Circle, Invoke @ RCA Club, Lisboa - 24.02.2023



Batiam as 20 horas e a entrada do RCA já se vestia de preto. Apesar da abertura de portas estar anunciada para as 20 horas e 30 minutos, os fãs ansiavam poder entrar no recinto. A fila formava-se uma hora e meia antes do início dos espetáculos.

Às 20:50 em ponto soavam as primeiras notas de "Hinos de Glória". Os Invoke estavam em palco.
O seu poderoso som de Melodic Black Metal enchia o recinto para uma casa já relativamente bem composta. A presença e entrega da banda em palco era a de quem tinha sede de lá estar, acentuada pela enorme garra do vocalista Pedro Leal Dias.
O público, perante o som que ecoava entre as quatro paredes do RCA, recebia o quarteto com a entusiasta calma característica do género.
"Caged Complex" e "Soundless Voice" - as últimas com o qual o grupo encerrou o set - ouviam-se pela primeira vez ao vivo, sendo ambas integrantes do próximo álbum da banda com previsão de lançamento para 2024.

Seguiram-se os The Ominous Circle cuja caracterização em palco era dominante. Trajados de vestes negras e de rosto coberto, o quinteto oriundo do Porto conseguia agarrar o público através da sua música e teatralidade em palco. "To-En" foi o tema escolhido para a abertura do set, seguido de "Poison Fumes", "From Endless Chasms", "A Grey Outcast" e "As The Worm Descends". É seguro dizer que a banda de Death/Black Metal conseguiu cativar os espectadores com uma atmosfera que resulta do cruzamento do misterioso, com o sinistro e o oculto e que confere uma sensação de estarmos a encarar a própria morte da forma mais bela possível. The Ominous Circle deixou vontade de repetir a experiência.

A banda grega, Dead Congregation, pisou o palco pelas 22:45 horas ao som de "Morbid Paroxysm". O público não conseguia conter o entusiasmo e ecoou as letras durante todo o espetáculo, enquanto estendia as mãos quase como se quisesse agarrar a música. A sala encheu-se de energia e a partir de "Schizma" os moches iniciaram enquanto o som da guitarra de T.K. dominava a sala. Stage divings e crowd surfing, também não faltaram! O forte ânimo mantinha-se até à última nota de "Teeth", tema com a qual o quarteto encerrou o set.
Os Dead Congregation foram assim o momento alto da noite! Esta noite superou, certamente, as expectativas de todos os presentes!


Texto por Rita Almeida
Fotografia por Igor Ferreira
Agradecimentos: Amazing Events