About Me

Entrevista aos Lumen Ad Mortem


Os Lumen Ad Mortem (The Dying Light) formaram-se em 2019. Este trio australiano deseja despertar a glória do black metal do início dos anos 90. "Upon the Edge of Darkness" é o seu álbum de estreia e foi lançado pela Bitter Loss Records, no dia 27 de janeiro.
Para saber mais sobre estes Black Metallers, a Metal Imperium teve uma boa conversa com o Aaron e o Gregor. Leiam-na aqui.


M.I. - A banda formou-se em 2019. Como tem sido a experiência de estar nos Lumen Ad Mortem nestes quatro anos?

Gregor - Para ser totalmente honesto, estes foram anos muito formativos para a banda. Éramos apenas eu e o Aaron com a nossa nova visão inicial do que realmente queríamos alcançar musicalmente, ou seja escrever e tocar músicas de que realmente gostamos novamente, inspirados pela música que trouxe tanto para as nossas vidas. A cena do black metal do início dos anos 90 moldou os nossos caminhos e todas as nossas tentativas e explorações do metal extremo. Não apenas a música, mas a cena em que estávamos naquela época e as amizades e experiências também... um dia, entrei em contacto com o Matt e convenci-o a fazer parte da banda. Ele estava um pouco apreensivo, mas eu sou fã do seu trabalho desde há muito tempo, desde os Damaged / Terrorust. Foi um pouco surreal, para ser honesto,… o tipo é uma lenda do caralho e fui vê-lo tocar nos anos 90 e até mesmo apoiá-lo em concertos locais, e agora estar numa banda com ele é muito gratificante.

Aaron - Os primeiros dois anos foram passados a experimentar temas, a escrever demos e com o nosso foco cada vez mais sério e organizado até ao momento em que gravamos a bateria. As demos foram todas programadas e gravadas no meu telefone, portanto percorremos um longo caminho desde então.


M.I. - Por que optaram por um nome de banda em latim? Soa mais Black Metal?

Aaron - Na verdade, há uma ligação muito mais profunda e pessoal com a língua latina que começou numa idade jovem. Não vou entrar nisso aqui, mas não é simplesmente para ser “mais Black Metal”. O latim é essencialmente uma língua dos mortos e aqueles que a falam podem comunicar com o passado de maneiras, às vezes, inexplicáveis.

Gregor - Sim, com certeza! Mas The Dying Light também soa muito bem. O nome da banda foi criado pelo Aaron e eu pensei que um nome de banda em latim tem a ligação certa e reverência aos tempos que admiramos.


M.I. - O objetivo da banda é despertar a glória do Black Metal do início dos anos 90. Por que é que esse é o vosso objetivo? O que havia de tão especial no Black Metal naquela época?

Gregor - Como mencionado anteriormente, essas foram as nossas primeiras experiências de black metal e as primeiras bandas que tocamos na época. São os momentos que tivemos naquela época que queremos imitar e reviver. Fiz isso ainda mais com alguns dos conteúdos líricos mais pessoais, músicas como “Infinite Resonance” ou “Ethereal”. Essas músicas estão profundamente enraizadas naqueles tempos e as experiências… a primeira vez que ouvi os Mayhem… quando os Emperor finalmente lançaram “Anthems”… sentado na parte de trás de um Datsun 180B a conduzir através de uma névoa de inverno tão densa que não se consegue ver 5 metros à frente, a ouvir “Dark Medieval Times” dos Satyricon pela primeira vez... as festas com fogueiras e o frio congelante...


M.I. - Qual é a vossa opinião sobre a cena Black Metal atual?

Gregor - A cena do BM atual  é incrível, pois como em todos os géneros extremos, há literalmente uma riqueza de talentos de todo o mundo. Espalhou-se por todos os orifícios deste mundo. É realmente difícil de acompanhar. É ótimo!


M.I. - Que bandas foram uma grande influência para vocês? Porquê?

Aaron - Sou mais influenciado por bandas que traçaram o seu próprio caminho e escreveram músicas incríveis; alguns exemplos seriam Emperor, Enslaved, Immortal, Mayhem, Summoning, Night Conquers Day e também bandas australianas como Astriaal, Naxzul, Darklord, Stargazer. E para o outro lado do espectro, compositores de filmes clássicos e contemporâneos como Hans Zimmer, Howard Shore e uma grande quantidade de artistas e compositores não-metal. Sou um grande fã dos Ulver desde o primeiro álbum até ao trabalho atual e o Trey Spruance é uma grande influência eclética.

Gregor - Pessoalmente, acho que para mim a maior influência seriam os Emperor, pois o alcance absoluto e o alcance musical e lírico dessa banda é muito difícil de superar. Mas depois de ver os Mayhem novamente recentemente, eles são um ato verdadeiramente inspirador de se ver! Depois de todo esse tempo, eles ainda têm um fogo ardente e uma raiva veemente.


M.I. - Como é que o Black Metal, música de gelo e escuridão, encontra solo fértil numa ilha de calor, deserto e sol? Vocês sempre quiseram tocar Black Metal?

Aaron – Eu e o Gregor somos de uma área chamada Adelaide Hills. É uma área nebulosa cheia de pinheiros e eucaliptos, onde fazemos fogueiras para nos aquecermos durante 7 meses do ano. Nem toda a Austrália é composta por praias e desertos. A Tasmânia também é muito fria com montanhas cobertas de neve no inverno. Pergunta a qualquer banda que já tocou Dark Mofo. Grande inspiração para o Black Metal! Tocamos música bem alto enquanto estamos sentados ao redor de uma fogueira e bebemos vinho tinto ou cerveja escura.
Além disso, nasci e passei a minha juventude na Escócia, e as minhas primeiras lembranças são de neve e caminhadas em florestas. O Gregor tem herança austríaca e já visitou as suas terras ancestrais. A Europa está próxima, apesar da distância geográfica.


M.I. - As críticas a “Upon the Edge of Darkness” foram excelentes. Têm prestado atenção ao que se tem escrito sobre a banda e o álbum? Como é que isso vos faz sentir?

Aaron - Estamos muito satisfeitos com a receção que o álbum teve. O álbum deu muito trabalho, principalmente nas etapas de refinamento da música e mistura. Tivemos muita sorte por ter o nosso engenheiro de som Patrick na Blood Wolf Productions e o Owen na masterização da OG investindo tempo para obter o som exato que nós queríamos. Também apreciamos que muitas pessoas parecem entender o que estamos a tentar transmitir do ponto de vista da composição de músicas. O som é inspirado nas raízes do black metal, mas infundido com as nossas outras influências.


M.I. - O álbum precisa de mais do que uma escuta para que o ouvinte realmente goste dele e as faixas talvez sejam um pouco longas demais. Foi intencional ou apenas aconteceu enquanto o processo de composição e gravação acontecia?

Aaron - A primeira vez que ouvi muitos dos meus álbuns favoritos, não os entendi. Um bom exemplo para mim é “Anthems to the Welkin at Dusk”, dos Emperor. Eu acho que um entusiasta do metal sabe disso e vai dedicar um tempo para que os álbuns se revelem completamente.
No que diz respeito à duração da música, estou a trabalhar no álbum dois e tenho uma faixa que tem quase 11 minutos, mas terá algumas com cerca de 5-6 minutos. Não acho que a música deva encaixar no modelo Spotify de 3 a 5 minutos, desde que não se tornem chatas ou fiquem sem ideias ou espaço no LP.

Gregor - Repara numa banda como os Bell Witch, por exemplo… um álbum completo com uma música, incrível e um espírito desafiador do metal.


M.I. - Como foi o processo de composição e gravação? Foi um processo democrático ou há um líder na banda a comandar as coisas?

Aaron - Eu escrevo todas as músicas na íntegra e depois o Gregor adiciona as vozes. Depois de ouvir as vozes, algumas edições das faixas são feitas e algumas linhas de guitarra principais são adicionadas ou removidas ou partes orquestrais são adicionadas. A bateria para este álbum foi baseada nas minhas demos com bateria programada, mas o Matt adicionou uma quantidade tão grande da sua personalidade às músicas que eu diria que ele revigorou as faixas com a sua bateria ao vivo.


M.I. - Quais foram as inspirações para este álbum? Que tópicos abordam nas letras?

Gregor - A impressão duradoura que a música tem para todos nós, independentemente dos géneros, mas o sentimento que temos quando ouvimos pela primeira vez aqueles álbuns que moldaram as nossas vidas de uma forma que é difícil de explicar. Dados os lugares ou estados em que estávamos na época, nunca esqueceremos.
Um profundo interesse em sagas nórdicas, escandinavas, eslavas, germânicas e islandesas em particular.
As sagas islandesas vivem num lugar intermediário em contos verdadeiramente fascinantes, vidas reais, mitos e mistérios.
As minhas viagens pela Europa, mas a Noruega em particular, as caminhadas na floresta de Stavanger e Lillehammer, a luz do norte de Tromso… e os fiordes.
E o eu interior e o poder do eu, que acredito no verdadeiro satanista. Os desafiadores, os que questionam, imaginam e sonham…


M.I. - A banda acertou em cheio na estética. Como tiveram essas ideias?

Gregor - Acho que o mais importante em qualquer projeto é ter uma simplicidade que apareça sem esforço ou confusão. Trabalhamos de perto com o nosso agora bom amigo Disho von Beer, graças ao Erik dos Amenta, um designer gráfico da Tasmânia, agora aposentado. Verifica Starved Light. O sempre excêntrico Christophe Szpajdel criou o nosso logótipo incrível com absoluta facilidade e o seu estilo característico.


M.I. - O álbum foi lançado há mais de uma semana... como é que as pessoas estão a reagir? Têm recebido muitas mensagens de fãs?

Aaron - As pessoas têm sido ótimas. Apoiantes da banda contactaram-nos, mas nada muito louco. Nós realmente apreciamos todos os que compraram o álbum e aqueles que compraram uma T-shirt ou encomendaram um vinil. Tudo isso ajuda na possibilidade de fazer tournées e levar a versão ao vivo para mais pessoas.


M.I. - Sendo o primeiro álbum da banda, quão felizes estão com o resultado? Já pensaram em alguma mudança que fariam se gravassem o álbum agora?

Aaron – Musicalmente, estou muito feliz com o resultado. Nós cercamo-nos de ótimos engenheiros de som e gastamos o tempo que precisávamos para obter o resultado que buscávamos. No que diz respeito às mudanças, o tempo avança, e estamos focados na nossa interpretação ao vivo do álbum e a escrever o próximo. Estou a trabalhar no álbum 2 e tenho 5 músicas quase concluídas, mas o Matt terá muito mais informações na fase de composição desta vez e tenho isso em mente ao escrever as músicas.


M.I. - Como surgiu o acordo com a Bitter Loss Records? Quais são as vantagens dos Lumen Ad Mortem?

Gregor - Fomos contactados por algumas editoras da Europa e duas da Austrália, sendo uma delas a Bitter Loss. Basicamente, o Rob da Bitter Loss ofereceu o melhor negócio e foi capaz de negociar de maneira normal e razoável. Eles estão a fazer o seu melhor com a distribuição na Europa/EUA e a dar-nos o nosso espaço de modo a que seja benéfico para nós.


M.I. - Vocês têm algum plano de fazer uma tournée para promover o álbum? Existe a possibilidade de fazerem uma tournée ou concertos fora da Austrália? Quão complicada é a logística para que isso aconteça?

Aaron – Nós, com certeza, gostaríamos de fazer uma tournée fora da Austrália. A nossa banda ao vivo tem 6 membros, e a questão principal seria o custo de levar-nos a todos para o exterior. Estamos abertos à ideia e interessados em chegar à Europa.


M.I. - Mencionem 2 bandas com as quais adorariam fazer uma tournée como banda de abertura e digam-nos por quê essas bandas em particular.

Gregor - Para ser o mais realista possível seria Mispring e Gaerea, essas 2 bandas em particular representam tudo o que o black metal é para mim. Uma parte está lá, é aquilo que vês e a outra parte é o mistério e o misticismo.


M.I. - Por favor, partilhem uma mensagem final com os leitores da Metal Imperium. Desejo tudo de bom para a banda e para os seus membros! Obrigada pelo vosso tempo.

Agradecemos muito a todos que nos ajudaram a lançar este álbum e a todos que o vão ouvir em qualquer formato que consigam encontrar. Obrigado Metal Imperium pelo apoio e mantenham o metal penetrante a fluir profundamente nas vossas veias!

Ouvir Lumen Ad Mortem, no Spotify

For English verion, click here 
 
Entrevista por Sónia Fonseca