About Me

Entrevista aos The Eternal


Com a sua distinta mistura de melancolia, peso e atmosfera cinematográfica, os The Eternal regressam com “Obscured Horizons”, um álbum que mostra a banda a evoluir enquanto permanece fiel à sua identidade. Falámos com o baterista Jan Rechberger sobre o novo disco, o seu processo criativo, trabalhar entre dois continentes, o seu papel como produtor e os planos futuros da banda.

M.I. – “Obscured Horizons” é descrito como uma espécie de culminar e, simultaneamente, uma evolução para os The Eternal. Depois de trabalhares no álbum, vês pessoalmente o disco mais como uma continuação daquilo que a banda estabeleceu ou como o início de um novo capítulo?

Acho que é ambos, para ser honesto. Há muitos elementos do passado da banda, como, obviamente, ser muito melancólico, melódico, doom, catchy e coisas desse género, e também elementos de “Skinwalker”, sendo muito cinematográfico, progressivo e assim por diante. Mas também é um novo começo, nesse sentido, porque é um disco um pouco diferente dos anteriores. Em termos da duração das músicas, são um pouco mais definidas, músicas mais curtas, e não é talvez um álbum tão monumental como, por exemplo, “Skinwalker” foi. Por isso, é um pouco mais catchy e um pouco mais coeso, diria eu, enquanto álbum. E também a prestação da banda evoluiu muito, uma vez que este é o segundo álbum com esta formação atual. Por isso, acho que estamos realmente a encontrar o nosso groove e a forma como tocamos juntos. Nesse sentido, diria que é ambos.


M.I. - Como está a química entre a formação atual? Lançaram um álbum em 2024 e agora têm um novo, por isso parece que trabalham muito bem juntos.

Sem dúvida. Somos bons amigos. Eu e o Mark somos muito obcecados por áudio e produção, por isso gostamos de produzir e gravar música. A química é muito boa e somos todos bons amigos. Tem sido muito bom trabalhar com os rapazes e também com o Nicholas no baixo. Tenho uma longa história… 17 anos a tocar com ele nos Amorphis. Por isso, quando se trata da secção rítmica e desse tipo de coisas, é muito fácil criar as linhas de ritmo e o baixo porque nos conhecemos muito bem. A química é boa e não temos de explicar assim tantas coisas. Tudo funciona de forma bastante tranquila e agradável.


M.I. - O álbum aborda temas introspectivos e psicologicamente pesados, como a desilusão, a identidade fragmentada e a perceção distorcida. Quando estão a criar música em torno de conceitos assim, sentes que a própria música te ajuda a compreender esses sentimentos ou faz-te confrontar coisas que preferias deixar de lado?

Claro que é o Mark que escreve as letras, por isso não posso comentar muito sobre isso. Mas a música é muito sombria, melancólica e emocional, por isso, obviamente, a música reflete esses sentimentos. Além disso, quando tenho escrito alguma música e o Marcus tem escrito letras para essas músicas, isso faz-me adaptar a música às letras e coisas desse género. Em termos conceptuais, não sou a pessoa certa para comentar, porque não escrevo as letras, mas acho que ambas se complementam muito bem. É um pacote muito coeso, e recomendo vivamente que qualquer pessoa leia as letras enquanto ouve a música, porque isso dá uma espécie de nova dimensão à música.


M.I. - O que nos podes dizer sobre o novo single, “Colours Fade”?

É uma das minhas faixas favoritas do álbum. Acho que é uma composição do Mark e representa certamente o lado mais melancólico e melódico do álbum. É também uma faixa muito dinâmica. Tem uma longa introdução sem bateria, com a melodia do teclado e assim por diante. Depois evolui para o lado pesado, tornando-se constantemente mais desenvolvida e mais pesada. É uma faixa super dinâmica, super catchy, melódica e emocional, e definitivamente um dos destaques do álbum, na minha opinião.


M.I. - És tu que decides como vais abordar cada faixa quando se trata da bateria? Decides como vais tocá-la?

É das duas formas. Por vezes, o compositor da faixa, por exemplo, se foi o Mark a compor uma música, também pode pensar como um baterista. Normalmente, a ideia fundamental já pode estar lá, como as batidas básicas e coisas desse género. Claro que vou analisar tudo com mais atenção e ver o que funciona. Normalmente tento aproveitar as melhores partes da bateria da demo original e depois aperfeiçoar essa ideia a partir daí. Tem funcionado muito bem. Eles sabem pensar como bateristas, por isso tornam a minha vida muito mais fácil.


M.I. - Os The Eternal têm um excelente equilíbrio entre melancolia, peso e atmosfera cinematográfica. Da perspetiva de um baterista, como evitas que a bateria domine uma música que depende tanto do espaço e da atmosfera?

Acho que talvez o elemento e ponto-chave dessa abordagem seja não tocar demasiado. Como baterista, às vezes queremos tocar todas aquelas coisas complicadas que temos praticado, mas nem sempre é esse o caso. Pessoalmente, gosto da ideia de tocar para a música… aquilo de que a música realmente precisa. Nessa perspetiva, não estás necessariamente a sobrecarregar a música com a bateria ou a dominar demasiado as coisas. Também tem a ver com a produção, com o som e com o tipo de elementos de bateria de que ela precisa. Nem sempre tem de ser uma bateria poderosa. Pode ser percussão ou algo diferente. Por isso, trata-se sobretudo de não tocar demasiado e tocar para a música. Quando é absolutamente necessário, então podes tocar mais, se for isso que é preciso.


M.I. - Tu e o Mark produziram e misturaram o álbum. Tinham a mesma visão? É fácil para ambos produzirem e misturarem um álbum juntos ou, por vezes, têm de decidir qual das visões prevalece?

Tem sido bastante fácil. Este é o segundo álbum que produzimos juntos. Também produzimos “Skinwalker” juntos e, claro, os nossos métodos foram aperfeiçoados desde essa altura. Desta vez fizemos uma pré-produção muito intensa. Quando as demos estavam prontas, o Mark veio até à Finlândia, a minha casa, e passámos talvez duas semanas a aperfeiçoar as músicas, a ouvir as ideias uns dos outros, a ajustar os arranjos e a trabalhar em todo o tipo de paisagens sonoras e coisas de que precisávamos. Também na fase de mistura, tem sido muito tranquilo e agradável porque ele é bom em certas coisas em que eu não sou tão bom, e vice-versa. Por isso, é relativamente fácil cooperar e fazer as coisas. Normalmente estivemos muito alinhados no que diz respeito às ideias. Às vezes pode até ser surpreendente, porque talvez não seja assim com a maioria das produções. Normalmente há uma pessoa a fazer a mistura ou uma pessoa a produzir. Mas, no nosso caso, tem funcionado muito bem. Especialmente na fase de mistura, quando estamos ambos na mesma sala, é mais fácil concretizar as ideias. Às vezes podes não reparar em algo que outra pessoa está a pensar, e acho que tem sido uma colaboração muito produtiva.


M.I. - Estares envolvido na produção e saberes como queres que a produção final soe influencia a tua abordagem às partes de bateria ou simplesmente tocas o teu instrumento e tratas da produção depois?

Certamente, durante a fase de gravação, gravar a bateria, colocar os microfones e afinar a bateria tem muito a ver com a forma como o som final da bateria vai ser. Nesse sentido, sim. Mas, no que diz respeito à mistura e à produção em geral, é normalmente à medida que a produção evolui que encontras esse som. Talvez não pense muito nisso quando estamos a escrever músicas ou a fazer a pré-produção. É normalmente durante a primeira fase da mistura que procuras um determinado tipo de som de bateria ou de som geral. Depois tentas descobrir o que funciona para a maioria das músicas e começas a aperfeiçoar a partir daí. É um processo contínuo e em constante evolução, até que simplesmente tens de largar e aceitar que é isto. Na minha opinião, as músicas nunca estão prontas. Simplesmente são lançadas.


M.I. - O álbum foi produzido entre Helsínquia e Melbourne, certo? Foi complicado trabalhar entre dois países e dois estúdios, especialmente estando em lados completamente opostos do mundo?

É uma pergunta que recebemos muitas vezes, porque é uma colaboração entre dois continentes, e obviamente é uma questão muito pertinente. Desde “Skinwalker”, encontrámos uma forma de lidar com esse problema. Somos muito bons com tecnologia e com as modernas estações de trabalho de áudio digital, e as velocidades da internet são rápidas hoje em dia, por isso é relativamente fácil enviar ficheiros em poucos minutos. O Mark pode enviar-me um ficheiro, eu posso abri-lo dez minutos depois, fazer o que tenho a fazer e enviá-lo de volta, e ele vai estar no computador dele dez minutos depois. Nesse sentido, não é assim tão complicado. Claro que gostamos sempre de nos juntar, normalmente na pré-produção, quando todas as demos estão prontas, para podermos aperfeiçoar os arranjos. Pessoalmente, gosto de estar na mesma sala com alguém que está a trabalhar no projeto. Também na fase de mistura, fazer a mistura remotamente é algo praticamente impossível. Por isso, há dois lados da questão, mas conseguimos lidar com o problema e tem funcionado bastante facilmente para nós.


M.I. - Fazem sessões remotas online onde improvisam e discutem ideias e coisas desse género?

Não, não propriamente, porque a Austrália é demasiado longe. Vai gerar alguma latência, por isso improvisar online ainda não funciona realmente. Há um pequeno atraso. Eu envio alguma coisa e o Mark abre a sessão, faz o que tem a fazer e envia-a de volta. Por isso, não acontece em tempo real, se é isso que queres dizer.


M.I. - Passaste muitos anos a tocar com os Amorphis, cuja música também combina peso, melodia e elementos progressivos. Quando passas dos Amorphis para os The Eternal, mudas conscientemente a tua abordagem à bateria ou simplesmente deixas que a música de cada banda dite aquilo que tocas? Porque as duas bandas não são assim tão diferentes, certo?

Fundamentalmente, não são assim tão diferentes. Ambas são melódicas, pesadas, atmosféricas, emocionais, épicas e cinematográficas, e todas essas palavras. Mas, como disse anteriormente, não as abordo de forma assim tão diferente porque gosto de tocar aquilo de que a música precisa, ou aquilo que o compositor pretende. Claro que vou sempre respeitar isso até certo ponto. Por isso, nesse caso, não acho que as trate de forma assim tão diferente, e nem penso muito nisso porque é simplesmente música. Para ser honesto, não é assim tão diferente entre essas bandas. Diria que a abordagem é bastante semelhante.


M.I. - Como baterista experiente, a tua ideia do que constitui uma boa prestação de bateria mudou ao longo dos anos?

Sem dúvida. Nos tempos em que tocávamos mais brutal death metal e coisas desse género, a bateria era muito diferente do que é agora. Tinha de ser rápida e furiosa. Hoje em dia é muito diferente, claro, mas isso tem muito a ver com o facto de a música ter mudado bastante. A música e as composições, e o próprio facto de aquilo que a composição precisa, alteraram-se dramaticamente. Por isso, claro, nesse caso, a abordagem à bateria mudou muito. Mas também porque comecei a ouvir todo o tipo de música muito cedo, quando essa fase de metal brutal terminou. Encontrarás sempre influências de outros e daquilo que ouves, e coisas desse género. Por isso, certamente evoluiu e mudou bastante ao longo dos anos, penso eu.


M.I. - Quando te vês a tocar em vídeos de há 20 anos, o que pensas?

Não vejo vídeos meus a tocar há 20 anos. Não faço isso porque não quero. Mas sim, claro, vais encontrar erros e, por vezes, também pode ser surpreendentemente bom, sabes. Depende. Também tens de ser um pouco compreensivo contigo próprio quando vês coisas do passado. Podes gostar de algumas partes, mas outras podem não te agradar, e há sempre qualquer coisa. Esse mesmo princípio também se aplica aos vídeos modernos. Se visse algo que fiz na semana passada, provavelmente abordaria da mesma forma. Não estou constantemente a ver-me a tocar. Às vezes faço-o, especialmente se tocarmos músicas novas ou material com o qual ainda não estou muito familiarizado. Então posso ver essas coisas e perceber como toquei e como poderia talvez fazer melhor ou algo desse género. Mas, na maioria das vezes, não sou propriamente fã de me ver em vídeo.


M.I. - O álbum conta com alguns músicos adicionais, como Santeri Kalio e Tomi Joutsen. O que tornou estas contribuições particularmente importantes para o álbum? De alguma forma, afetaram os arranjos?

Não propriamente os arranjos. O Tomi fez algo neste álbum… penso que usei um growl como sample para “Liminality”, na verdade. Nem sequer é algo para o qual o tenha gravado; é uma gravação das sessões de “Skinwalker”, por isso é apenas um sample. Os teclados do Santeri, claro, também os utilizámos em “Skinwalker”, em “Under the Black” e noutras músicas. Conseguimos tocar teclados com o Mark e somos bastante bons a programar MIDI e coisas desse género, mas às vezes não é suficiente e, por vezes, precisas de um verdadeiro teclista para tocar esse tipo de órgãos. Simplesmente soa diferente quando é um teclista profissional a fazê-lo. Por isso, em termos de arranjos, não muito, mas em termos de som, é provavelmente por isso que queríamos que o Santeri participasse. É sempre ótimo ter um excelente teclista. É simplesmente divertido e soa de uma forma muito diferente. Somos todos grandes fãs da música dos anos 70 e do rock clássico com órgãos pesados e coisas desse género, por isso é sempre divertido.


M.I. - Costumam guardar as músicas extra que não utilizam? Acabaste de mencionar que usaram algo das sessões de “Skinwalker”.

Sim. Bem, isso era apenas um sample vocal. Mas desta vez, para “Obscured Horizons”, na verdade não temos quaisquer faixas que tenham ficado de fora, porque todas essas faixas foram utilizadas no EP “Celestial”. Gravámos 15 faixas para esta sessão e escolhemos lançar cinco delas no “Celestial”, porque não queríamos um álbum demasiado longo ou demasiado massivo. Essas músicas do EP simplesmente não encaixavam muito bem em “Obscured Horizons” enquanto álbum no seu todo. Por isso, desta vez não temos faixas que tenham ficado de fora. Mas temos algumas músicas que temos vindo a gravar e que ainda não foram lançadas e coisas desse género. Portanto, sim, temos algumas músicas extra guardadas, mas isso fica para mais tarde.


M.I. - O álbum contém títulos que parecem ter uma narrativa muito forte, passando do vazio e da estagnação para o despertar. O álbum foi concebido como uma viagem da escuridão em direção a alguma forma de renovação?

Sim, quer dizer, talvez o título consiga realmente juntar tudo dessa forma. O futuro está lá, mas, por vezes, a tua capacidade de o ver claramente fica obscurecida pelo medo, pelo arrependimento, pelo engano ou simplesmente por ficares preso a velhas formas de pensar e coisas desse género. Por isso, “Liminality” é bastante importante nesse sentido enquanto título, porque representa o espaço desconfortável entre o fim de um capítulo da tua vida e o início de outro, e coisas desse género. Por isso, há muitas coisas conceptuais, claro.


M.I. - Com dois membros na Austrália e dois na Finlândia, os ensaios devem ser muito diferentes dos de uma banda convencional. Como se preparam para os concertos nessas circunstâncias?

Da última vez que tocámos ao vivo, ensaiámos quando voei para a Austrália. Tivemos alguns dias em que tocámos com os Swallow the Sun. Também, da última vez que fizemos uma digressão na Finlândia com os Cemetery Skyline, os rapazes chegaram um pouco mais cedo para podermos organizar ensaios… talvez um, dois ou três ensaios antes do início da digressão. Claro que é complicado. Não podemos ensaiar o tempo todo porque isso é simplesmente impossível. Neste momento, estamos prestes a iniciar a digressão com os Amorphis na Austrália. Eu estou a ensaiar sozinho com as gravações aqui e os rapazes estão a ensaiar na Austrália. Depois temos um ensaio antes do início da digressão e é isso. Toda a gente ensaia individualmente e certifica-se de que conhece as suas partes e o material que vamos tocar. Depois temos um ou dois ensaios juntos e é isso. Não podemos fazê-lo assim tantas vezes, por isso é impossível.


M.I. - Vais tocar com ambas as bandas, com os The Eternal como banda de suporte dos Amorphis. Quão complicado vai ser isso para ti?

São quatro concertos na Austrália, por isso não sei. Provavelmente vai ser bastante complicado. Certamente tocamos um alinhamento um pouco mais curto do que os Amorphis. Tento apenas garantir que estou preparado e, até agora, tudo parece estar bem. Não vejo qualquer problema. Há uma pausa, cerca de meia hora entre os sets, por isso posso recuperar o fôlego, beber água e coisas desse género. Portanto, vai correr bem.


M.I. - Olhando para a evolução da banda, o que achas que mudou mais e qual é o elemento essencial dos The Eternal que nunca mudou?

Acho que a única coisa fundamental que nunca mudou é, claro, a voz muito única do Mark e a sua mente lírica. Isso manteve-se mais ou menos igual. É um pouco difícil para mim dizer, porque não estive na banda durante todos estes anos. Estou na banda há apenas seis anos e três lançamentos. Mas acho que a formação atual certamente fez a banda evoluir. É um pouco mais refinada e talvez um pouco mais progressiva, e também um pouco menos previsível. Mas sempre foi sombria, emocional e épica. E, como disse, a voz do Mark é realmente o elemento unificador que permanecerá e que fará com que a banda soe aos The Eternal, independentemente do que aconteça. Por isso, provavelmente são essas duas coisas, penso eu.


M.I. - A capa parece ser bastante intensa, com muita informação. O que nos podes dizer sobre ela?

É da Kate Roney, que por acaso é namorada do Mark, e foi ela que fez a capa. Não sei, é provavelmente algo entre este tipo de horizonte e… simplesmente há tantos elementos. Para mim, faz-me lembrar… lembro-me de quando estávamos a falar sobre a nova capa do álbum e a olhar para determinadas opções… encontrei muitos sentimentos do género Escher nessa capa. Não sei se conheces o artista Escher, mas é uma espécie de equação matemática que se encontra com um mundo celestial. É difícil para mim explicar porque, na realidade, não fui eu que a fiz e não sei fundamentalmente o que está por detrás dela.


M.I. - Vão tocar em Portugal ou noutros locais da Europa depois de regressarem da Austrália?

Espero certamente que sim. Para mim, é muito desafiante porque, claro, estou super ocupado com os Amorphis neste momento e temos tantos concertos a chegar. Temos esta digressão australiana e, depois disso, temos alguns concertos planeados para o próximo verão aqui na Finlândia. Estamos constantemente a tentar arranjar tempo e encontrar uma forma de vir também à Europa. Também estamos neste momento a conversar com as agências de booking para fazer isso acontecer, mas ainda não há nada confirmado. Espero certamente que sim. Gosto muito de Portugal e seria excelente visitar Portugal algum dia com os The Eternal.


M.I. - Finalmente, podes deixar uma mensagem aos nossos leitores?

Continuem a apoiar os artistas. Comprem os discos de que gostam, porque dessa forma podem realmente apoiar as vossas bandas favoritas. E continuem a ouvir a vossa música favorita e a desfrutá-la. É isso.

For English version, click here
Ouvir The Eternal, no Spotify

Entrevista por Sónia Fonseca