About Me

Vintersorg - "Jordpuls" Review

Quando pensamos em Black Metal de forte exploração pagã e elevada taxa percentual de folk/viking, pensamos, entre outras, em Vintersorg. Aquilo que começou por ser um projecto a solo de Andreas Hedlund (Vintersorg neste meio), conheceu três anos e três álbuns depois o importante auxílio de Mattias Marklund na guitarra. Desde então a dupla não mais se separou, trazendo em cada novo disco algo mais relativamente ao antecessor, seja em termos musicais, seja na profundidade filosófica da relação entre o Homem e a Mãe Natureza. «Solens Rotter» havia sido a última demonstração de qualidade dos suecos, e quatro anos volvidos regressam para tomar o pulso à terra com «Jordpuls».

Ao longo da carreira, o principal rosto da banda, que também empresta a sua carismática voz aos Borknagar, não se tem afastado muito da sonoridade estreada em «Till Fjälls», para muitos o melhor, embora vá experimentando, aprofundando e incutindo elementos no seguimento dos ameaços que tinha deixado anteriormente. O novo trabalho tem muitos pontos de interesse mas que poderão parecer estranhos à partida, e só com as crescentes audições vão sendo melhor compreendidos e certamente apreciados. A vertente progressiva é uma importante peça ao longo destes 46 minutos nebulosos, embora já tenha sido mais óbvia, e as constantes e excelentes variações rítmicas e vocais são mais intensas e bruscas, num jogo de vários mundos perfeitamente harmoniosos. Ouvir um disco de Vintersorg é viajar por entre as brumas que penetram a floresta adormecida, no sentido de nos descobrirmos para lá do que vemos ao espelho todos os dias, e o facto dos temas serem cantados em sueco não lhes retira qualquer alma, bem pelo contrário. Criemos os caminhos por nós mesmos!

Será difícil resistir a temas como os dois que dão as boas vindas ao álbum, ou a «Mork Nebulosa», pelo dinamismo dentro de cada música e pelas harmonias feitas a dedo, então quando passamos das partes calmas para as mais agressivas, é contagiante. Bem produzido e interpretado, «Jordpuls» não será o melhor de Vintersorg, mas é um passo inspirado e intrépido no caminho invernoso destes suecos.

Nota: 7.8/10
"Jordpuls" track list:

01. Världsalltets Fanfar
02. Klippor Och Skär
03. Till Dånet Av Forsar Och Fall
04. Mörk Nebulosa
05. Stjärndyrkan
06. Skogen Sover
07. Vindögat
08. Palissader
09. Eld Och Lågor


Myspace Oficial: http://www.myspace.com/vintersorganic/


Review por Carlos Fonte