About Me

Chimaira - "The Age Of Hell" Review

Quando falamos em Chimaira pensamos nos álbuns "Impossibility Of Reason", "Chimaira" e "Ressurection" como os melhores álbuns da banda norte-americana. Penso que é quase unânime considerar esses os melhores discos do grupo e que talvez haja discussão quando se pergunta qual destes três é o mais forte da discografia do grupo, dependendo do gosto do ouvinte. Isto porque a estreia dos Chimaira nas lides discográficas em "Pass Out of Existence" foi altamente desinspirada e que em nada fazia prever a qualidade demonstrada pela banda nos seguintes três álbuns e o penúltimo álbum "The Infection", não sendo um mau disco e tendo alguns bons temas estava uns bons furos abaixo dos anteriores. Em pleno 2011 assistimos à saída de 3 membros dos Chimaira, mantendo-se apenas o vocalista Mark Hunter e a dupla de guitarristas Rob Arnold e Matt DeVries. Tendo em conta tudo isto, as expectativas não eram as melhores e o novo disco revestia-se de enorme importância para carreira da banda.

Ouvindo o novíssimo "The Age Of Hell" pela primeira vez, a ideia que fica é que os Chimaira conseguiram voltar à boa forma, o que sai reforçado após mais algumas audições. Diria mesmo que é um dos melhores álbuns da carreira do grupo e capaz de ombrear com aqueles três álbuns que falei acima, como sendo os favoritos de qualquer apreciador da música destes norte-americanos. Não há temas medianos neste trabalho mas é difícil não ficar contagiado com o poder do tema título "The Age Of Hell", os riffs dissonantes de "Year Of The Snake", o groove ameaçador de "Born In Blood" (que conta com a participação de Phil Bozeman), o ritmo industrial de "Clockwork", ou à quase Stoner "Beyond The Grave".

Os berros de Mark Hunter apresentam-se ainda mais raivosos do que o habitual, mas este usa mais as suas vocalizações limpas do que nunca neste disco, registo que não se ouvia desde o segundo álbum "Impossibility Of Reason". Essa versatilidade vocal é um dos pontos fortes do álbum, assim como a artilharia de fortes riffs de guitarra, carregados de poderosos e interessantes grooves.

Nesta altura do campeonato os Chimaira são uma banda sobejamente conhecida e quem gosta dos seus melhores álbuns, mesmo que não tenha gostado de "The Infection", vai gostar deste disco que tem todas as características que fizeram a banda vingar. Quem não gosta vai continuar certamente a não apreciar, porque apesar de haver evolução sonora, não há aqui alterações significativas. Quem ainda não conhece e gostar de groove metal, thrash metal moderno, ou metalcore, deverá dar uma tentativa à banda porque este é um óptimo disco.

Nota: 8.4/10

"The Age Of Hell" track list:

01. The Age of Hell
02. Clockwork
03. Losing My Mind
04. Time Is Running Out
05. Year of the Snake
06. Beyond the Grave
07. Born In Blood
08. Stoma
09. Powerless
10. Trigger Finger
11. Scapegoat
12. Samsara





Review por Mário Rodrigues