About Me

Deadlock – "Bizarro World" Review

Tendo nas suas origens um Death Metal de cariz melódico, os germânicos Deadlock, têm vindo a modernizar o seu som a cada álbum que escrevem, e chegam a 2011 com aquele que será, porventura, o seu lançamento mais ambicioso. Embora contando com uma vocalista nos seus quadros, os Deadlock acabam por fugir um pouco aos clichés habituais das chamadas bandas de Female Fronted Metal, mais que não seja por conseguirem incutir algum peso e agressividade nas suas composições, e por estas terem como base as guitarras ao invés de elementos mais sinfónicos, como é apanágio de muitas das bandas que protagonizam esse mesmo género.

Como tal, o que não falta em Bizarro World são riffs, alguns deles executados com mestria, solos, e uma secção rítmica, por vezes frenética, que confere algum Groove e dinamismo aos temas contidos no álbum. No entanto, quem realmente brilha, e dá vida a estes temas, é a senhora Sabine Scherer, que embora se aproxime perigosamente de nomes como Amy Lee ou Hayley Williams, não deixa de ter uma personalidade vocal muito vincada, e um talento inegável. Juntamente com Johannes Prem, responsável pelas vocalizações mais ásperas, fazem um interessante contraste que nos remete mais para o universo metalcore americano, do que para a dualidade “Bela e Monstro”. Os destaques individuais vão para o primeiro single Virus Jones, que contém provavelmente o melhor refrão do disco, a demolidora Earthlings, e Paranoia Extravaganza, uma balada arrepiante, baseada essencialmente em piano e na voz de Sabine.


Em suma, um álbum, que embora esteja longe de ser uma obra-prima, é suficientemente interessante para não se esgotar após algumas audições, e quem sabe, poderá ser o passo que faltava aos Deadlock para outros voos.


Nota: 7.6/10

"Bizarro World" track list:

01. Virus Jones
02. State Of Decay

03. Falling Skywards
04. Earthlings

05. You Left Me Dead

06. Brutal Romance

07. Alienation

08. Renegade

09. Htrae

10. Bizarro World

11. Paranoia Extravaganza




Review por António Antunes