About Me

Arch / Matheos - "Sympathetic Resonance" Review

O sonho molhado de qualquer fã da primeira fase dos Fates Warning tem a sua concretização com o projecto Arch / Matheos. E porquê? Porque todos os músicos envolvidos neste projecto, estiveram (o caso do vocalista John Arch) ou estão actualmente na banda (os restantes músicos). John Arch gravou, com os Fates Warning, três dos mais clássicos álbuns no que diz respeito ao Power Metal americano. No entanto, após um desentendimento com os restantes colegas, abandonou a banda e a música, tendo apenas voltado por meados de 2003, gravando um EP, “A Twist Of Fate”, em nome próprio e reunindo-se com os ex-colegas Joey Vera no baixo, Jim Matheos na guitarra (a primeira colaboração após dezassete anos) e com Mike Portnoy na bateria. Os Fates Warning após a saída de Arch e a sua substituição por Ray Alder, assumiram uma vertente bem mais progressiva.

Oito anos depois, sem ninguém esperar, eis que surge o anúncio que o vocalista iria reunir-se com os Fates Warning (tirando o actual vocalista) e lançar um álbum que é o que mais próximo se pode ter actualmente da já mencionada primeira fase. Para os fãs, esta review acaba aqui, porque não há mais razões para continuar a ler, eles já estão convencidos de que este é um álbum que devem ter. Para os que não são fãs e para os que não sentem um arrepiozinho na espinha ao ouvir a inconfundível voz de John Arch, então resta dizer que são seis músicas, apenas duas com menos de oito minutos, do melhor que o metal progressivo tem para oferecer actualmente. Provavelmente se forem ouvir os primeiros álbuns, notarão de que as coisas não estão tão straight-forward como nesses tempos, que a personalidade progressiva está mais vincada, sendo o melhor de dois mundos (entre a primeira e a segunda fase da banda), tudo com a voz de Arch por cima. Não se pense, no entanto que devido ao tamanho das faixas, temos aqui viagens auto-indulgentes, onde os instrumentistas brilham. Todos brilham no seu conjunto, sendo que os maiores beneficiários são as próprias músicas e claro os ouvintes e apreciadores de metal progressivo.

É difícil apontar faixas favoritas porque o álbum no seu conjunto é extremamente coeso, no entanto os épicos “Neurotically Wired”, “Stained Glass Sky”, “On The Fence” e “Any Given Day (Strangers Like Me)” – com um lead inicial a lembrar Maiden. Classe em pouco mais de cinquenta minutos, é uma descrição simples mas verdadeira para o que se ouve aqui. A música flui naturalmente, como se tudo estivesse em ordem e fizesse perfeito sentido. E faz.

Nota: 8.5/10
"Sympathetic Resonance" track list:

1. Neurotically Wired

2. Midnight Serenade

3. Stained Glass Sky
4. On The Fence
5. Any Given Day (Strangers Like Me)

6. Incense and Myrrh



Review por Fernando Ferreira