About Me

Insomnium – "One for Sorrow" Review

Às vezes parece que a Finlândia tem uma cena à parte. Não importa o subgénero que uma banda pratique, há sempre um certo misticismo, e melancolia inerentes, ao ponto de que até mesmo bandas como Stratovarius ou Sonata Arctica soem mais taciturnas que o normal. Talvez seja do clima, ou da atmosfera pesada, mas estes nórdicos têm um toque especial, que vai para além do riff, do solo, ou até mesmo da batida.

Estes Insomnium, não são de todo a excepção. Tendo como base o death metal, a banda adiciona-lhe elementos melódicos como leads de guitarra, solos, vozes limpas, e elementos sinfónicos. Ao ouvirmos o tema de avanço Unsung, podemos ficar com a ideia de estarmos perante mais um dos muitos clones de Dark Tranquillity, mas a audição integral do disco, revela estarmos perante muito, mas muito mais do que uma simples banda inspirada no melodeath de Gotemburgo. Realmente a escola sueca está bastante bem representada em One for Sorrow, pois para além da banda de Mikael Stanne e Niklas Sundin, também é possível ouvir toques de Katatonia nos momentos mais melancólicos, ou Opeth nos mais progressivos.

A primeira parte de One for Sorrow, claramente mais pesada, atira-nos com um turbilhão de emoções, onde os riffs de temas como Song of the Blackest Birds ou Every Hour Wounds dão o mote. Um sábio contraste entre a força do death metal com as pesadas ambiências criadas pelos ditos elementos sinfónicos e os leads de guitarra tão melancólicos, mas ao mesmo tempo sublimes. Pelo meio um suave instrumental, Decoherence, a funcionar quase como uma falsa calma após a tempestade, para uma segunda parte, instrumentalmente não tão agressiva, mas nem por isso menos intensa. O álbum culmina com a faixa titulo que nos transporta para uma viagem por belas paisagens gélidas, mas ao mesmo tempo selvagens e agressivas.

One for Sorrow não é um disco fácil, longe disso. Estas dez composições necessitam de tempo para serem digeridas na sua íntegra, mas é um tempo bem investido, pois o álbum cresce a cada nova audição, bem como a vontade de o voltar a ouvir. Um dos grandes discos de 2011.

Nota: 9/10"One For Sorrow" Track List:

01. Inertia
02. Through the Shadows
03. Song of the Blackest Bird
04. Only One Who Waits
05. Unsung
06. Every Hour Wounds

07. Decoherence
08. Lay the Ghost to Rest
09. Regain the Fire
10. One for Sorrow



Review por António Antunes