About Me

Nemesea – "The Quiet Resistance" Review

Quando em 2004 os Nemesea lançaram o seu seminal Mana, apanharam desprevenidos a maior parte dos amantes de Symphonic Metal, estilo até então no seu pico de criatividade. Não só por terem conseguido um disco bastante bom, mas também por apresentarem uma margem de progressão muito grande. Basicamente Mana assentava na excelente voz de Manda Ophuis, nos elementos sinfónicos, e numa atmosfera bastante negra, que lhes permitia afastarem-se de outro tipo de bandas como Edenbridge ou Xandria. No fundo, era quase como se Mana fosse o verdadeiro sucessor de Enter dos seus conterrâneos Within Temptation.

Mas tal como a banda de Sharon e Robert, os Nemesea também optaram por explorar outros universos. O sucessor de Mana, In Control já mostrava uma vontade da banda em querer agradar a um publico mais vasto, e este The Quiet Resistance em nada veio mudar esse aspecto. A triste verdade é que após ouvir este álbum, ficamos com a sensação de estarmos perante um clone de Evanescence…e de segunda categoria. É que basta ouvir o inicio do tema de avanço Afterlife, que por acaso até é dos melhores do disco, para ter um deja vu de Going Under.

The Quiet Resistance é portanto a tentativa de os Nemesea piscarem o olho aquilo que se faz do outro lado do Atlântico, invocando uma pseudo angústia, que provavelmente não irá convencer o mais imberbe teenager, quanto mais entrarem numa qualquer playlist radiofónica ou televisiva. Entre power chords, refrões orelhudos, sintetizadores de voz, e skretches de disco, a banda lá vai explorando ao máximo a sua receita, qual mina de ouro se tratasse, por temas simples de estrutura, na maior parte das vezes sem personalidade, até ao ponto de só por volta da terceira audição ser possível distingui-los uns dos outros.

Em suma, The Quiet Resistance é um misto de decepção com tristeza. Deste álbum sobra apenas a voz de Manda e talvez a faixa Rush. Não é propriamente o pior disco da década, nem sequer do ano, mas também não é algo que vai deixar saudades.

Nota: 5/10
"The Quiet Resistance" track list:

01. The Quiet Resistance
02. Caught In The Middle
03. Afterlife
04. Whenever
05. If You Could
06. High Enough
07. Say
08. It's Over
09. I Live
10. Stay With Me
11. Rush
12. Release Me
13. 2012




Review por António Antunes