About Me

Times Of Grace - "Hymn Of A Broken Man" Review

"Hymn Of A Broken Man" é o disco de estreia de Times Of Grace o duo formado por duas das mais importantes figuras do metalcore melódico, o multi-instrumentista/produtor Adam Dutkiewicz e o vocalista Jesse Leach. Isto porque o primeiro é uma das figuras proeminentes dos Killswitch Engage deste o início da carreira da banda e também um produtor que ajudou a definir o som do género e o segundo porque participou nos dois primeiros álbuns de KSE, incluindo "Alive Or Just Breathing", um dos álbuns mais marcantes e influentes do metalcore.

Jesse Leach saiu dos Killswitch Engage após esse álbum, dando lugar a Howard Jones, mas a sua importância na banda nunca foi esquecida. Adam Dutkiewicz manteve-se sempre fiel à sua banda até hoje, embora tenha criado este projecto onde se reencontrou com o seu ex-companheiro. A primeira pergunta que surge é se este álbum é um "Alive Or Just Breathing" número 2. A resposta é não. - "Hymn Of A Broken Man" segue a linha mais melódica explorada pelos KSE nos discos seguintes a esse, com a diferença de ser Jesse Leach na voz e deste trabalho ter passagens de guitarra post-rock nalguns temas, um elemento novo, nunca visto na banda na qual estes músicos ficaram conhecidos.

O álbum contém 12 músicas (e uma intro), sendo a maioria destas muito inspiradas, tendo este reencontro, sem dúvida, resultado da melhor maneira. É um álbum que atinge pelas grandes melodias criadas, tanto de guitarra como vocais. A voz limpa de Jesse Leach é aqui explorada com grande mestria, de um modo nunca antes ouvido, percebendo-se que se este tivesse continuado nos Killswitch Engage, o sucesso da banda provavelmente não teria ficado atrás do que aconteceu com Howard Jones. Mas Adam Dutkiewicz é o grande obreiro deste disco, tendo composto todos os temas, tocado de forma superior todos os instrumentos, coadjuvando da melhor maneira Jesse na voz e ainda tendo ficado encarregue da produção do CD.

Entre as músicas deste disco, destacam-se claramente os primeiros singles "Where The Spirit Leads Me" e "Strenght In Numbers", assim como "Willing", "Until The End Of Days" e o tema título.

Numa altura em que o metalcore melódico não vive os seus melhores dias, dois dos seus músicos mais icónicos, vieram mostrar aos imitadores como se faz e como estar sempre um passo à frente. Este é sem dúvida um álbum muito bom, recomendado para todos os apreciadores do género e claro... de Killswitch Engage.

Nota: 8.4/10
"The Hymn of a Broken Man" track list:

01. Strength In Numbers
02. Fight For Life
03. Willing
04. Where The Spirit Leads Me
05. Until The End Of Days
06. Live In Love
07. In The Arms Of Mercy
08. Hymn Of A Broken Man
09. The Forgotten One
10. Hope Remains
11. The End Of Eternity
12. Worlds Apart
13. Fall From Grace




Review por Mário Rodrigues