About Me

Ghost Brigade – "Until Fear No Longer Defines Us" Review

Desde a sua formação em 2005, a carreira dos Ghost Brigade tem sido construída com lançamentos recheados de qualidade e profissionalismo, contudo a banda parecia vir a ter alguma dificuldade em se soltar da sonoridade das suas influências, tais como Katatonia, Amorphis ou Isis, caindo muitas vezes em parecenças algo óbvias com estas últimas.

Para quem não está familiarizado com a sonoridade dos finlandeses, estes praticam algo como um Atmospheric Sludge Metal, incorporando elementos mais Doom, e até progressivos, sempre carregados de uma enorme melodia. Uma mistura algo improvável, mas que os Ghost Brigade conseguem transparecer na perfeição.

“Until Fear No Longer Defines Us” assume-se então como um teste de fogo para os Ghost Brigade, e ao que a banda responde positivamente, dando aquele que será certamente o passo em frente na sua carreira. É certo que as influências já acima citadas estão lá, mas neste registo os finlandeses conseguem ultrapassar as anteriores barreiras, começando a ganhar uma identidade própria, resultando assim num álbum bastante coeso, profundo e de grande qualidade.

“Until Fear No Longer Defines Us” é recheado de grandes momentos, sejam eles nas partes mais atmosféricas como “In the Woods”, “Grain” ou “Divine Act of Lunacy”, seja nas partes mais sludge como “Clawmaster” ou “Traces of Liberty”, sempre com um entrelaçar entre estas duas sonoridades que, apesar de parecerem antagónicas, ganham uma nova definição com a excelente junção que os Ghost Brigade conseguem fazer, muito devido à capacidade da banda em aliar aquela sonoridade melancólica tipicamente finlandesa, com o peso arrastado presente no Sludge.

Com um artwork belíssimo, aliado a uma sonoridade melancólica e bela ao mesmo tempo, “Until Fear No Longer Defines Us” será para os ouvintes uma viagem profunda e intensa. É pôr os headphones, fechar os olhos, e deixar este novo álbum dos Ghost Brigade fazer o resto.

Nota: 9/10 "Until Fear No Longer Defines Us" Track List:

01. In The Woods
02. Clawmaster
03. Chamber
04. Traces Of Liberty
05. Divine Act Of Lunacy
06. Grain
07. Breakwater
08. Cult Of Decay
09. Torn
10. Soulcarvers




Review por Pedro Reis