About Me

Hour of Penance - "Sedition" Review

A Itália, tal como Portugal, é um daqueles países que nunca tiveram grande peso na cena internacional no que ao metal diz respeito. Digamos que pertencemos à segunda divisão europeia, sendo que bandas de países como a Alemanha, Suécia, Noruega e Polónia reinam no primeiro escalão. Não que as bandas portuguesas ou italianas não tenham o seu valor (quando se fala de bandas nacionais e quem conhece minimamente o que se faz hoje em dia no nosso país sabe do que falo), mas é sabido que nunca tiveram aquela dimensãoque se pretende. Nomes como Sadist, Necrodeath, Rhapsody e (mais tarde) os LacunaCoil eram do mais interessante que a cena italiana tinha. No entanto, nos últimos anos, têm vindo a aparecer outras bandas bastante interessantes tais como osFleshgod Apocapypse, os Ufomammut e os Hour of Penance.

Praticantes deum death metal brutal, muito na linha de uns Behemoth ou Hate Eternal, os Hour of Penance começaram a criar algum burburinho na cena internacional através do lançamento do álbum “The Vile Conception” de 2008 e principalmente do “Paradogma”em 2010, uma autêntica lição de brutalidade impiedosa e precisão cirúrgica. A qualidade musical desse disco foi o necessário para que o mundo prestasse mais atenção à banda, o que “ajudados” pela súbita notoriedade dos seus compatriotas Fleshgod Apocalypse, aponta os Hour of Penance como uma das grandes forças em termos de death metal brutal europeias da actualidade. E este “Sedition” vem adicionar mais um pontos à popularidade da banda.

Tendo que lidar com mudanças de formação difíceis, com as saídas do vocalista Francesco Paoli (hoje baterista dos Fleshgod Apocalypse) e do baterista Mauro Mercurio, os Hour of Penance souberam contornar a situação, e se a posição de vocalista foi entregue a Paolo Pieri (Aborym, Malfeitor) trazendo pouca alteração às vocalizações anteriores, a entrada de Simone Piras para o lugar de baterista foi mais que acertada. A extraordinária velocidade e poder de ataque de Piras é uma mais-valia para este novo “Sedition”, conseguindo traduzir-se numa intensidade superior e brutal ao som global dos Hour of Penance. (NOTA: Posteriormente ao lançamento do disco, Piras foi substituído por James Payne).

“Sedition” é a continuação mais que lógica de “Paradogma”, sendo que neste novo disco conseguem ser ainda mais brutais, intensos e precisos que no disco anterior. É de facto um disco daqueles que define inteiramente o que é death metal brutal e que coloca, sem qualquer tipo de dúvidas, os Hour of Penance num outro patamar de popularidade, capaz de competir com uns Behemoth, Nile ou mesmo com os Fleshgod Apocalypse. Temas como “Decimate the Ancestry of the Only God”, “Fall of theServants” ou “Sedition Through Scorn” são nos de deixar de queixo caído perante a fúria debitada por este quarteto italiano. Riffs arrasadores, vocalizações brutais e um baterista simplesmente abismal, aliados a uma qualidade de composição elevada traduzem este “Sedition”num dos melhores discos do estilo deste ano.

Nota: 8.4 / 10

Review por João Nascimento