About Me

Isis - "Temporal" Review


A perda dos Isis no mundo da música pesada ainda não foi totalmente digerida. Ainda passou pouco tempo, é certo, mas parece haver um certo sentimento de recusa em como os norte-americanos tenham cessado funções. Desde 2010, data em que a banda pendurou a toalha, este é o terceiro lançamento póstumo, sendo os dois primeiros, são registos ao vivo - "Live VI" e uma compilação que reúne todos os seis lançamentos.

Ora "Temporal" é uma compilação de duplo CD (mais DVD com videos da banda) ) que reúne raridades da banda, sejam versões demo, sejam versões acústicas, temas inéditos, covers, etc. Há de tudo um pouco e a qualidade até é bastante aceitável na maioria dos casos, porque esta coisa de lançamentos póstumos com demos e coisas inéditas muitas vezes chega a oportunismo e um sentido de comercialismo exarcebado, principalmente quando estamos a falar de Isis.

Portanto, no primeiro cd temos versões demo de "Threshold Of Transformation", "Ghost Key", "Wills To Dissolve", "Carry", "False Light" e "Grey Divide", enquanto no segundo temos duas covers intensas, uma de Godflesh ("Streetcleaner") e outra Black Sabbath ("Hand Of Doom"). Temos também dois remixes que sinceramente não são grande coisa e não são nenhuma melhoria em relação aos originais. A faixa que dá nome ao álbum, é uma pequena mas interessante peça instrumental, enquanto as "Way Through Woven Branches" e a "Pliable Foe" já foram disponibilizadas anteriormente no split de 2010 com os Melvins.

A terminar temos a versão acústica de "20 minutes/40 years" que é interessante o suficiente para que seja um final adequado a este lançamento. É um lançamento que qualquer fã que se digne da banda não vai deixar passar em branco e que nos deixa acreditar mais uns tempos na ilusão de que os Isis ainda continuam activos, algo que todos querem acreditar de qualquer forma.
 

Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira