About Me

Enslaved - "RIITIIR" Review


Dois anos após o excelente "Axioma Ethica Odini", os Enslaved trazem-nos "RIITIIR", um álbum que continua a sequência de grandes trabalhos da banda norueguesa. Sem dúvida, os Enslaved são uma das bandas de metal, com um conjunto de álbuns mais consistente e novo álbum vem reforçar isso mesmo.

Cada vez mais longe das suas raízes black metal, fora um ou outro momento, a banda continua a sua evolução dentro do metal progressivo extremo, mantendo o seu som reconhecível mas expandindo-o.

A banda conseguiu compor um conjunto de oito grandes temas, sendo injusto destacar um ou outro, porque o álbum é para ser ouvido com atenção, várias vezes, de uma ponta a outra. Só assim se poderá apreciar "RIITIIR", um CD que demonstra a sua força desde o início mas que cresce com as audições, para depois ficar gravado definitivamente na nossa mente.

Os Enslaved atingiram no novo álbum um equilíbrio perfeito entre a complexidade e a simplicidade, o peso e a melodia, a escuridão e a claridade, equilíbrio esse que é uma constante durante os seus 67 minutos de duração.

"RIITIIR" tem qualidade para agradar ao mais exigente dos metalheads e terá de constar obrigatoriamente em todas a listas de melhores álbuns de 2012 de qualquer publicação, caso contrário, será sinal de que o mundo vai mesmo acabar.

Nota: 9.2/10

Review por Mário Santos Rodrigues