About Me

Status Minor - "Ouroboros" Review


Os Status Minor são uma jovem banda de metal progressivo proveniente da Finlândia. Após uma bem recebida estreia em 2009,  este colectivo traz-nos o seu segundo álbum de originais que acaba por levar a banda para outro patamar. "Ouroboros" é um  álbum conceptual que fala muito resumidamente de um ciclo de uma história de amor. Para ajudar a realizar este conceito, a  banda teve a ajuda de Anna Murphy dos Eluveitie que participou como convidada neste álbum. 

Em "The Wind" vemos que a banda melhorou o seu som, tornando-o mais pesado, mais denso e mais cheio que o seu predecessor não  descurando de forma alguma a melodia que surge de forma bastante fluída. Em temas como "Hollow", "Glass Wall" e "Like A Dream" vemos como os finlandeses são capazes de criar temas orelhudos, mas com uma envolvência bastante atraente deixando o ouvinte envolver-se no enredo que a banda tenta transmitir. Digna de destaque sem dúvida é a prestação de Anna Murphy em "Like A Dream" que canta e encanta o ouvinte com a sua voz bastante característica que, aliada ao poderio vocal de Markku Kuikka, nos traz uma das faixas mais tocantes deste "Ouroboros". O virtuosismo destes músicos é algo que certamente não passa despercebido, pois os teclados de Jukka Karinen, a guitarra de Sami Saarinen não ficam nada atrás dos grandes músicos das já grandes e lendárias bandas do estilo. A fechar o álbum temos "Sail Away", o tema mais longo deste acervo sonoro e que, atesta, como já referi anteriormente, o calibre destes músicos de "mão cheia" que, além de serem excelentes em matéria de composição, conseguem incorporar a dose certa de virtuosismo nos seus temas sem acabar por saturá-los.

A sensação que fica após o fim da audição de "Ouroboros" é a de que este colectivo finlandês tem a garra, a emoção e as ferramentas todas para vingar, sendo dignos de atenção ao longo da progressão da sua carreira.

Nota: 8.7

Review por Ruben Mineiro