About Me

Brutal Brain Damage - "Brain Soup" Review


O ano de 2012 acabou de forma positiva para os Brutal Brain Damage, uma vez que lançaram o seu primeiro álbum, "Brain Soup", em Novembro. Formados em 2011, não perderam tempo e lançaram logo um EP intitulado "Borderline Syndrome". Podem não ter muito tempo de formação enquando Brutal Brain Damage, mas Big (guitarra) e Pedrada (bateria) têm alguns anos contados nestas andanças já que foram membros dos PussyVibes.

Com quase 26 minutos de duração, "Brain Soup" é uma descarga fulminante de violência e consistência. Com este álbum de apresentação, a banda sabe explorar vários planos musicais dentro do metal mais agressivo sem nunca fugir ao caminho delineado: grindcore.

Falando na exploração, encontram-se momentos death metal nos temas "Ten Ten", "First Blood" e no tema-título "Brain Soup", o que é sempre uma mais-valia que dá algum sumo variado ao plano destrutivo que a banda representa.

Tendo em conta o caminho bem definido e a alternância imaginativa entre passagens lentas e rápidas, uma banda que carrega a bandeira do grindcore não pode deixar de lado a veia do humor negro que se encontra em temas como: "Suicide Jesus", "See U Later" e "I Scream Milk". Pegando no tema "See U Later", é oportuno falar na produção e qualidade sonora do álbum, pois é nesse tema e em "Grunt" que se pode notar a minúcia, dentro dos possíveis, do departamento de produção. Sem querer descurar as restantes faixas, falo nestas duas devido à excelência do baixo distorcido que se ouve sem grandes dificuldades.

Se já mencionei death metal e humor negro, falta, como poderá ser previsível para alguns, o cariz sexual de alguns momentos. "Sex Ritual", "Squirt" e "Pussy Grinder" compõem a fileira sexual dos Brutal Brain Damage.

Lançados pela portuguesa Vomit Your Shirt, os Brutal Brain Damage têm em "Brain Soup" a hipótese de se tornarem um ícone do grindcore em Portugal. Veremos o que 2013 lhes traz...

Nota: 8/10

Review por Diogo Ferreira