About Me

Amily - "To All In Graves" Review


É curioso o contraste da capa que acompanha To All In Graves, o disco de estreia dos ucranianos Amily. Se por um lado temos a desolação de uma pedra tumular, envolta pelo característico cenário outonal de folhas caídas, por outro a vivacidade das cores dá um certo sentimento de esperança e luz a este cenário tão lúgubre.

Uma esperança que é negada pela audição do disco em si, onde a luz é turva, e a escuridão abraça todos os temas aqui contidos, num doom metal fúnebre, como não poderia deixar de ser, mas nem por isso pouco interessante. Pese embora a produção um pouco crua (e que de certa forma até ajuda ao sentimento do disco), há sem dúvida muito de Shape Of Despair, ou até mesmo dos nossos Desire nas influências que os Amily retratam na sua música.

DeMort (compositor e produtor) e GrowIlemin Amour (voz e letras), juntamente com os seus convidados criam um disco onde os riffs, pesados como se quer, servem de base para toda a música, que de vez em quando é adornada por teclados ou mesmo por um arrepiante violino, como é o caso de Fading Image Of My Own, um tema quase irrepreensível, onde uma voz feminina dá o toque de desespero necessário para que a teatralidade dos sons seja quase visível. De facto a banda faz questão de querer mesmo levar à letra essa costela dramática nos seus concertos, como poderão comprovar num vídeo disponível no youtube. 

Infelizmente o resto do disco não consegue acompanhar tal início fulguroso, e mesmo que os músicos façam questão de alternar andamentos, por vezes ultrapassando mesmo a barreira do black metal, dificilmente se volta a sentir a intensidade e sentimento do tema atrás descrito. O que não quer dizer que To All In Graves não seja merecedor da vossa atenção, especialmente para os apreciadores de doom metal fúnebre. E para estreia até que o disco se apresenta bastante satisfatório, veremos se o futuro do colectivo é tão negro como estes o pintam.

Nota: 7/10

Review por António Salazar Antunes