About Me

NervoChaos - "To The Death" Review


Os brasileiros NervoChaos formaram-se em 1996 e desde então espalham a sua mensagem blasfema na sua sonoridade death metal. "To The Death" é já o seu quinto álbum de estúdio, editado pela Cogumelo Records no Brasil - editora famosa por ter lançado álbuns de Sepultura, Sarcofago e Ratos de Porão - e pela Greyhaze Records no resto do mundo.

A banda entrega-nos aqui treze temas de death metal old school, directo ao assunto, sem tecnicismos desnecessários, uma boa dose de influência thrash metal e riffs com groove. A influência thrash está presente na grande maioria dos temas e é evidente por exemplo na penúltima faixa "Warlords Unbound". Ainda podemos escutar umas passagens mais doomy na última música, "Wolves Curse", que servem para os ouvintes respirarem por uns momentos do ataque sonoro dos NervoChaos. Apesar da referência thrash que foi referida atrás, o som dos NervoChaos é declaradamente death metal, mas a forma como os brasileiros mesclaram essa influência, lhes dá uma sonoridade algo própria.

Apesar dos temas separadamente serem todos bons, o facto de serem treze e de não apresentarem grandes novidades entre si, pode retirar um pouco a vontade de escutar o álbum todo e cansar o ouvinte. Não é que as músicas sejam grandes ou tenham gordura desnecessária, porque estão todos entre os dois e os quatro minutos, mas talvez falte ali um ou outro tema um pouco diferente, ou mais forte, na segunda metade do álbum para que se tenha a vontade de ouvir até ao fim. Do modo que está o disco podia ter apenas umas dez músicas e seria mais fácil de escutar.

"To The Death" vale principalmente pela sua primeira metade, quando o álbum ainda soa fresco, e pelos bons riffs e bateria castigadora. Quem gosta de death metal old school e quer ouvir um álbum com boas malhas, que não tenha inovação mas ao mesmo tempo não seja cópia dos nomes obrigatórios do género, tem aqui uma proposta muito boa.

Nota: 7.8/10

Review por Mário Santos Rodrigues