About Me

Suffocation - "Pinnacle Of Bedlam" Review


Acabando com todo o suspense que poderia querer criar, aqui está o tão aguardado regresso dos Suffocation e com um álbum que de certeza estará no top dos álbuns do ano de 2013 de muito boa gente. Tops de death metal e não só. Os Suffocation sempre foram conhecidos por aliarem à brutalidade do death metal, uma técnica descomunal, à qual nem os Cannibal Corpse chegam perto desde que Pat O'Brien entrou na banda. No entanto, tal como os Cannibal Corpse optaram por ir por caminhos simples, também os Suffocation optaram por simplificar as suas composições. A diferença será que, mesmo assim, a técnica é elevada, mas a capacidade que as faixas têm de serem memoráveis é impressionante.

O facto das faixas serem todas, na sua generalidade, mais curtas - todas à volta dos três e quatro minutos - torna sem dúvida tudo mais dinâmico. Os solos de faixas como "Purgatorial Punishment", "As Grace Descends" e o tema título são dignos de estarem num qualquer álbum shredder, sobretudo esta última. Depois a força dos riffs e sobretudo o enorme trabalho de bateria de Dave Culross, de regresso à banda depois de ter participado no EP "Despise The Sun"em 1998. Ou seja, a saída de Mike Smith, membro fundador, não poderia ter sido melhor colmatada - Smith que tocou no último tema do álbum, "Beginning Of Sorrow".

Além da perfeição instrumental, da voz estar no seu melhor em termos de poder gutural, das músicas estarem dinâmicas e catchy (e não esqueçamos que ainda estamos a falar de death metal brutal e técnico), uma palavra tem de ser dada para a produção da própria banda e de Joe Cincotta, produtor dos últimos álbuns,   é perfeita para o género e a mistura e masterização por parte de Zeuss é mais um elemento a levar este álbum para o patamar de excelência onde se encontra, na categoria de álbum de death metal do ano até agora, sem espinhas.
 

Nota: 9.5/10

Review por Fernando Ferreira