About Me

Belenos - "L'Ancien Temps" Review


Os Belenos são uma one man band francesa que conseguiu notabilizar-se no underground e ganhar alguma notoriedade com o seu black metal de origem pagã. A sua principal inspiração é os primórdios da segunda vaga de black metal, aquela que teve lugar na escandinávia no início dos anos noventa, algo que é bem notório. Com seis álbuns em cima e com muitas mudanças - inicialmente uma one man band, que depois se tornou numa banda a sério, com alguma actividade ao vivo, ali por volta de 2002, aquando do lançamento de "Spicilège", que depois ao formato de one man band novamente em 2005, anulando qualquer perspectiva de actuar ao vivo, perspectivas essas renascidas em 2012 - Loïc Cellier, a mente por trás dos Belenos, em conjunto com a sua editora Northern Silence, decide relançar a compilação "L'Ancien Temps", lançada originalmente em 2004 em 2004 pela Sacral Productions).

As demos em causa são "Notre Amour Éternel" de 1996 e "Triste Pensee" de 1999 que aqui têm como bónus a inclusão da demo "Allégorie D'Une Souffrance" e três faixas inéditas - uma versão ao vivo para "Le Déluge", uma regravação de 2000 da "Derniére Recontre", originalmente na demo "Triste Pensee" e a versão de ensaio da "Funeste Et Hivernal" de 1999, originalmente na "Allégorie D'Une Souffrance". O que podemos ouvir aqui não é uma grande surpresa, é black metal à boa e velha maneira escandinava, sem grandes surpresas. Sem saber se a remasterização que as faixas levaram teve grande mudança em relação original, o que se pode ouvir aqui em termos de qualidade, é de uma forma geral, bastante aceitável.
 
Claro que a versão ao vivo de "Le Déluge" é podre (e mesmo assim, não deixa de lembrar o início da "Among The Living" dos Anthrax), mas no geral, a qualidade sonora é bastante boa e é um bom compasso de espera enquanto não sai o álbum de originais, "Kornôg", que se prevê ser lançado para o final deste ano. Uma boa forma de conhecer esta banda que não saiu da segunda divisão no que no black metal diz respeito mas que tem qualidade suficiente para chegar lá. Para quem não conhece e duvida, pode começar por aqui e fazer o seu próprio julgamento.
 
Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira