About Me

Death - "Spiritual Healing" Review


Reedição levada a cabo pela Relapse que disponibilizou o clássico terceiro álbum dos Death em várias edições limitadas. Esta que estamos a falar trata-se da edição com dois cds, onde temos o álbum original e um segundo cd com ensaios e versões alternativas dos temas do álbum. Ainda há uma edição com três cds, que acrescenta um registo de um concerto dado pela banda em Nova Iorque a 17 Março de 1990.

Quanto ao álbum, o que resta a dizer que já não tenha sido dito antes? Após o sucesso de "Leprosy" e de mais uma mudança de formação, entrando Terry Butler (Massacre e Obituary) para o baixo e James Murphy  (ex-Testament, Cancer, Obituary, etc) para a guitarra, mantendo-se apenas o baterista Bill Andrews.

Apesar de não ser tão imediato quanto "Leprosy", "Spiritual Healing" é um upgrade a todos os níveis. Estruturas de músicas mais completas, tecnicidade elevada mais uns níveis, uma perspectiva lírica mais adulta, mostrando já a inconformidade de Schuldiner em relação aquilo que era esperado dos Death criativamente, optando sempre por fazer o que o desafiasse. Por isso e por ser em parte um álbum de transição, "Spiritual Healing" tem tendência a ser esquecido quando se fala dos Death, injustamente porque a complexidade de faixas como "Defensive Personalities" ou a faixa título deverão ser vistas como clássicos do death metal, ou mesmo do metal em geral, porque já começam a transpor as suas barreiras.

No segundo disco temos versões de ensaio das músicas "Altering The Future", "Defensive Personalities", "Within The Mind" (com dois takes), "Spiritual Healing" e "Killing Spree". Depois temos versões instumentais de "Defensive Personalities", "Spiritual Healing" e "Within The Mind" (em que só se ouve quase a bateria, estando as guitarras e baixo lá ao fundo, muito ao fundo). Para finalizar temos duas jams, a primeira chamada "Satanic Jam" e "Primus Jam" que servem apenas como curiosidade e uma sucessão de faixas intituladas "Jon A Qua" com vários takes, que poderiam estar na banda sonora do filme "Spinal Tap".

"Spiritual Healing" é um clássico do metal em geral e do death metal em particular. Para quem não tem ainda o álbum, esta será uma boa oportunidade, ficando com o bónus das faixas extra que em termos sonoros, tem que se admitir, são bastante sofríveis, mas que têm o seu valor histórico, inegavelmente. Para quem não tem, é obrigatório. Como tal, já que se vai gastar dinheiro, esta reedição mostra-se mais que adequada para o efeito, até porque é de história que estamos aqui a falar.

 
Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira