About Me

Retaliatory Measures - "Withdrawal Syndromes" Review


Por muito que uma pessoa se tente focar na música, única e exclusivamente, e não pensar e alimentar preconceitos, é difícil quando surge uma banda com o nome de Retaliatory  Measures. Que raio de nome estapafúrdio é Retaliatory  Measures? Mais uma vez voltamos à questao de usar nomes para bandas, nomes bons para temas ou para álbuns. Falei em preconceito porquê? Porque imediatamente parece um nome de uma banda deathcore.

Quando "The Offering" estoura na cabeça do ouvinte, toda a questão preconceito, nome da banda, desaparece imediatamente. O poder que transborda da mistura entre death e thrash metal, movida através de uma produção moderna que faz com que a pujança das composições seja aumentada de forma exponencial. Apesar de ter uma produção moderna e o estilo assente no death/thrash, não há sombra de qualquer coisa próxima do metalcore por aqui. Não que isso seja mau, mas apenas uma constatação de que por vezes se é surpreendido quando se faz um juízo de valor se comprovar realmente se existem argumentos para o fazer.

No entanto, a maior surpresa é mesmo pelo facto da origem dos Retaliatory Measures ser finlandesa, com um som bem quente e orgânico, ao contrário das propostas death metal oriundas da terra dos mil lagos. Aqui tem-se bastantes argumentos a favor de que "Withrawal Syndromes" seja um grande lançamento por parte da Massacre e uma promissora estreia por parte desta banda cuja infelicidade, única, é mesmo o nome que escolheram para os representar. Faixas como "Withdraw", "Pharynx", "Soap", "Existance" e "Since Nothing", são memoráveis e fazem deste álbum um trabalho obrigatório para todos os que gostam de death/thrash poderoso.

Nota: 8.5/10

Review por Fernando Ferreira