About Me

The Green River Burial - "Separate & Coalesce" Review


No press release deste álbum de estreia dos germânicos The Green River Burial (não será necessário relembrar toda a questão acerca deste tipo de nomes) vem a indicação(e passo a citar) "de que o seu som é a conjugação dos diferentes gostos dos quatro membros, cada um com a sua própria energia e paixão. Chamem-lhe Hardcore, chamem-lhe Deathcore ou Beatdown. Para nós é mais um sentimento, uma emoção, tudo menos mediano. Ouçam-no e decidam por si próprios". Foi o que fiz e realmente não consigo concordar com  nenhum dos géneros aqui representados. Se tem hardcore? Toneladas. Deathcore? Muito pouco. Beatdown (para quem não sabe, é um hardcore muito pesado, que não chega a deathcore)? Talvez.

Seja como for, nenhuma das categorias preenche por completo, embora seja assumidamente um álbum de hardcore, mas há aqui mais qualquer coisa. Nem tem uma costela metal muito avantajada, por isso também não será por aí. A faixa mais bruta é mesmo a "Matriarch Utopia" e é também aquela que tem mais o gostinho a metal, mas de resto, o que se ouve é mesmo uma espécie de hardcore, com uma identidade muito própria, que hoje em dia, num mercado tão saturado como este, é algo que vale como ouro.

Para quem não é alérgico a hardcore ou até mesmo aprecia o estilo, este é um álbum em cheio. Para quem é alérgico, mesmo assim deverão dar-lhe uma hipótese, porque a música pesada é sobretudo para quem tem a mente aberta. É certo, que algumas experimentações não são bem sucedidas, como as electroniquices de "L tranger", mas de resto, é um bom álbum de hardcore, que fura contra a saturação que possa haver nos últimos tempos.

 
Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira