About Me

Taake - "Gravkamre, Kroner Og Troner" Review


Duplo CD para comemorar os vinte anos de carreira da banda ou será que devo dizer... de Hoest, actualmente o único membro dos Taake. Depois de vinte anos, cinco álbun, uma série de splits e EPs, o  dedicado fã que adquirir este lançamento é premiado com vinte faixas de inéditos, versões alternativas e raridades. No primeiro CD temos as duas faixas novas, "Et Pust Av Oeyne" e "Hov Var Stein", seguido depois das cinco músicas do EP de 2011, "Kveld", destacando-se a participação de Nocturno Culto e Niklas Kvarforth na "Nordbundet".

Depois, uma preciosidade, a cover da "I Am The Black Wizards" dos Empero, disponível até agora apenas na versão vinil do último álbum, "Noregs Vaapen", uma grande versão, bem próxima em termos de espírito e feeling da versão original, contando com a participação de Attila Csihar dos Mayhem. Para algo diferente mas mesmo assim apropriado, a cover de G.G. Allin, "Die When You Die", disponível originalmente no Split CD "Swine Of Hades". A fechar o primeiro cd, outra preciosidade, também disponível apenas na versão vinil de um álbum, desta feita no álbum auto-intitulado de 2009: "A Lost Forgotten Sad Spirit", um original dos Burzum.

O segundo inicia-se com o EP ao vivo de 7" lançado originalmente 2007, tendo sido apenas trocada a ordem das faixas  ("Voldtekt" que encerra o EP, é a que inicia o cd) - destaque para a "Over Fjell Og Gjennom Torner", original dos Darkthrone do clássico "Transilvanian Hunger". "Voldtekt" surge novamente  (sendo esta a razão de ter sido alterada a ordem) desta vez na sua versão de estúdio, retirada do split com Gigantomachy de 2006, "Dra Til Helvete"/"Restart The Night" e acompanhada pela cover dos Destruction, "Death Trap".

Ainda temos uma cover da "Lamb" dos Von (who else...?), retirada do EP Necro de 2007, em conjunto com a "Hennes Kalde Skamlepper" sendo que esta segunda também aparece no split de 2006 com os Vidsyn enquanto a primeira, aparece no split de tributo aos Von de 2006. A terminar, temos a "Der Todesking" retirada do split EP de 10" lançado em 2004 e uma versão da "Nattestid Ser Porten Vid 1", antes de ser misturada.

É um lançamento essencial para quem segue a banda e para quem gosta de black metal escaninavo, um pedaço de história de uma das mais respeitadas bandas do black metal norueguês, ficando a ideia de que aqui é encerrado um capítulo enquanto outros se preparam para serem escritos. Uma boa forma de celebrar os vinte anos de carreira.
 
Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira