About Me

Totengeflüster - "Vom Seelensterben" Review


Álbum de estreia por parte dos Totengeflüster, que apesar de terem nascido em 2007, apenas agora é possível algo materializado em termos sónicos, sem demos, EPs, splits... o quer que seja. O lançamento de "Vom Seelensterben" é feito pela própria banda, ou devo dizer por parte do duo, já que o que se ouve aqui é fruto do trabalho de Totleben (composição, guitarras, baixo e orquestrações - e até o artwork) e de Narbengrund (letras, voz e conceito) embora ao vivo contem com a ajuda de Schattendorn na bateria, que no disco dá ideia de ser programada, e bem, note-se.

Sobre o álbum em si, considerando que as ideias que estão aqui começaram a ser trabalhadas por Totleben desde 2007, o que se pode ouvir não impressiona. Black metal sinfónico, semelhante aquilo que a cena underground europeia tem oferecido neste novo milénio, com guitarras bastante sujas, um baixo pouco definido, a voz bem à frente na mistura e arranjos orquestrais acima da média. A bateria como já referi, parece ser programada e em momentos como Ein Monolog Im Mondschein", tal parece bem evidente.

Para os fãs de Anorexia Nervosa (um pouco mais cru e menos orquestral), Cirith Gorgor (menos agreste e orgânico) ou até mesmo Nokturnal Mortum, este trabalho até lhes pode chamar a atenção, mas a verdade é que é um pouco genérico, não tendo muitos momentos em que o ouvinte se possa agarrar para memorizar (os chamados ganchos) e as letras em alemão, que em certas ocasiões/casos funcionam como factor exótico, aqui acaba por funcionar contra. Um álbum que tem os seus momentos positivos, certas melodias que são bem conseguidas (bom exemplo é a "Ein Neuer Pfad") mas que soa a pouco para quem for mais exigente.
 
Nota: 6.5/10

Review por Fernando Ferreira