About Me

Warnot - "His Blood Is Yours" Review



Warnot é o nome do projecto visionário do guitarrista Bjorn Eliasson, projecto esse a que se decidiu dedicar de corpo e alma após a sua saída dos Cloudscape em 2009. A sonoridade deste álbum é dividida entre os meandros do metal progressivo e uma espécie de doom teatral, o que demonstra tanto o lado tanto técnico e perfeccionista, como o lado mais obscuro dos temas que podemos aqui ouvir.

Com um toque de terror na sua atmosfera, o tema "Raptures of the Deep" é o que marca o início desta viagem tenebrosa de "His Blood Is Yours", com uma sonoridade progressiva e que pode ser facilmente relacionada com Cloudscape, mas que possui nuances um pouco mais negras, nomeadamente a nível dos teclados. Uma particularidade que evidencia e dá um toque sempre fresco a este registo é o facto de ter vários vocalistas convidados, dando uma variedade vocal bastante interessante e dinâmica ao longo do álbum. Tal pode ser visto no tema "The Crow Will Die" onde, a par de uma voz semelhante à de Russel Allen, encontramos também a presença de guturais que vão adensando o carácter mais negro dos temas. "A Late Night Dance" traz-nos uma entrada triunfante com teclados épicos que dominam a composição, embora o ponto forte esteja nas guitarras e nos solos de Bjorn que se mostram como um contraste de beleza na escuridão, o que acrescenta um contraste sonoro bastante interessante. Com uma linda introdução de piano, "New York" é um momento mais suave neste álbum com mais destaque para riffs mais harmónicos e melodiosos de Eliasson, proporcionando um momento mais introspectivo ao ouvinte. "The Patriot" é dos temas onde, a nível de guitarra, os solos de Bjorn Eliasson atingem o expoente, sendo uma das faixas com os melhores solos de guitarra de "His Blood Is Yours".

Em suma, este é um registo que nos traz uma dualidade interessante no seu âmago, o que faz com que ao ouvi-lo, ele soe sempre refrescante, alternando entre estados de alma ora iluminados, ora mais enegrecidos.

Nota: 8/10

Review por Ruben Mineiro