About Me

Disperse - "Living Mirrors" Review


Depois da muito interessante estreia Journey Through The Hidden Gardens, lançada em 2010, os polacos Disperse voltam a presentear-nos com mais um disco, desta feita intitulado de Living Mirrors. Isto de conseguir quebrar as expectativas de uma boa estreia, ainda que o sucesso comercial da mesma tenha sido pouco significativo, tem que se lhe diga. Afinal de contas o difícil não é acertar na fórmula, mas sim conseguir manter a qualidade da mesma, daí que o verdadeiro desafio das bandas por norma acaba por ser o segundo disco da sua carreira. E a primeira conclusão que se pode retirar de Living Mirrors é de que a fórmula foi ligeiramente alterada. Desta vez o colectivo optou por pôr de parte a intensidade do disco anterior, em detrimento de uma abordagem substancialmente mais pesada e técnica.

De facto, Living Mirrors, mesmo mantendo muitos dos mesmos condimentos, apresenta-se estruturado de uma maneira bem mais complexa, exigindo do ouvinte toda a sua atenção, o que de certa forma vai mais ao encontro das raízes prog da banda, que a coloca no mesmo saco dos conterrâneos Riverside, sem no entanto granjearem no mesmo carisma e carga emocional da banda de Mariuz Duda. Até aqui tudo bem. O problema é que essa mesma atenção acaba por não revelar grandes frutos, e a certa altura acabamos mesmo por nos questionar se Living Mirrors é de facto um disco complexo, ou se apenas lhe falta direcção. Por cada momento sublime, como Universal Love ou Unbroken Shiver, temos secas descomunais como Message from Atlantis, Touching the Golden Cloud ou os intermináveis 9 minutos de AUM a fechar o disco.

Não deixa de ser uma pena, ainda mais quando se trata de uma banda incrivelmente talentosa no campo instrumental, e com um vocalista cujo timbre mesmo não sendo original, acaba por se revelar bastante agradável, e capaz de suportar todo o virtuosismo de que a banda é capaz. Se ao menos tivesse havido mais cuidado em afinar as canções do que os instrumentos…

Nota: 6.7/10

Review por António Salazar Antunes