About Me

Evangelist - "Doominicanes" Review


Os Evangelist, para quem não conhece, são ainda um jovem colectivo polaco que se dedica a fazer um doom metal de cariz épico, fortemente inspirado por Candlemass. Dois anos se passaram desde o álbum de estreia, o bem recebido "In Partibus Infidelium", e a banda lança agora o seu segundo longa-duração, intitulado "Doominicanes".

Trata-se de um registo curto, com apenas cinco temas, o que obriga a banda a ir directo ao assunto e sem espaço para grandes rodeios. O percurso tem início com "Blood Curse", onde, após uma introdução falada, à qual se responde à pergunta "Are you the Son of God?", somos inebriados numa atmosfera funérea e arrastada que nos puxa logo a atenção para a voz ainda hipnótica do vocalista, que permanece incógnito, assim como o restante line-up.O trabalho dos solos de guitarra neste tema é o de servir de "abanão" para nos retirar da hipnose dos riffs e nos fazer deliciar com solos extremamente intensos, o que dá uma profundidade bastante sólida à sonoridade do grupo. O mesmo teor hipnótico tem seguimento em "Pain and Rapture", mas aqui a voz ganha uma predominância mais acentuada, tendo aqui mais destaque e mais proeminência. Uma vibe de tenebrismo é o que evoca o riff inicial de "Deadspeak" que consegue transmitir um arrepio ao ouvinte, pois sem sombra de dúvida que a principal qualidade deste registo reside na sua atmosfera e intensidade com que os temas nos cativam. Na recta final temos o tema mais longo, "Militis Fidelis Deus", que com cerca de treze minutos fecha com chave de ouro este registo com o clímax de toda a intensidade gerada pela banda.

Sendo os orquestradores deste projecto um mistério, esta é uma banda para seguir, quer pelo misticismo, quer pela entrega e devoção que imprimem na sua sonoridade.

Nota: 8.8/10

Review por Ruben Mineiro