About Me

September Code - "Remember Mirrors" Review



Segundo álbum dos gregos September Code que apresentam em "Remember Mirrors" catorze temas de metal progressivo (um pouco pesado demais para ser considerado rock progressivo, embora esse peso também não seja muito significativo ao longo do álbum. A nível técnico não se pode dizer que seja o caso em que temos música de músicos para músicos, sendo que o principal foco são mesmo as músicas, não havendo espaço para exibições individuais. O tamanho de cada faixa é um indicador disso mesmo, sendo que muitas destas poderiam passar nas rádios - se estas começassem a passar música que não fosse descartável.

A aproximação a um certo género do progressivo, nomeadamente o art rock, é notório, conseguindo-se perceber uma certa influência de Marillion, Alan Parsons ou até mesmo Pink Floyd (no "Division Bell"), no entanto também se consegue descortinar aqui e ali, um certo feeling a Pain Of Salvation ou a Fates Warning. Apesar de todas estas influências e da qualidade das músicas,o problema é a forma como o álbum não consegue agarrar o ouvinte, instalando-se um certo marasmo perante o ambiente melancólico que une todas as músicas ao longo do álbum.

"Remeber Mirrors" é um bom álbum, mas é daqueles que não fica à primeira audição e que é necessário dispensar mais tempo para que conseguir passar pela monotonia que pode provocar. Dos típicos casos em que se sabe que a qualidade não é mediocre, mas que é preciso lutar e dar uma segunda (ou terceira hipótese) ao álbum antes de desistir. Para quem tiver tempo ou paciência para tal. Caso contrário, irá passar completamente ao lado.
 
Nota: 6/10
 
Review por Fernando Ferreira