About Me

Spock's Beard - "Brief Nocturnes and Dreamless Sleep" Review


Três anos se passaram após o lançamento de "X", álbum que assinalava o décima longa-duração dos Spock's Beard. Agora com o seu mais recente registo "Brief Nocturnes and Dreamless Sleep", a banda traz algumas novidades interessantes. A principal passa por alguns ajustes no line-up da banda, onde os membros Ted Leonard e Jimmy Keegan integram agora a formação como membros definitivos e onde assistimos também ao regresso de Neal Morse que vem ajudar na composição de alguns temas.

A abrir este registo temos "Hiding Out", um tema que tem início com uma melodia de piano que subitamente remete para um tema de Genesis, nomeadamente "Firth of Fifth", mas que se desenvolve de forma diferente com um trabalho de guitarra sublime acompanhado por um mellotron muito preciso e suave. Com um início um tanto ou quanto fantasmagórico segue-se "I Know Your Secret", onde começa a ser possível ver que os novos membros, o vocalista Ted Leonard e o já baterista ao vivo Jimmy Keegan trouxeram à banda um novo fogo, inflamando a dinâmica do colectivo, dando o melhor de si, como se pode ver no trabalho de bateria de Keegan, aqui, com uma bateria extremamente cheia e com fills extremamente viciantes. Em "A Treasure Abandoned" temos um tema mais melódico e contemplativo, onde as teclas têm a predominância na composição, mas que, ainda assim, trazem uma variedade de texturas que enriquecem o tema, de forma a Leonard poder transmitir uma performance vocal mais emocionante. Depois da sublime "Submerge" com uma vibe mais em jeito de balada de rock e de "Afterthoughts", regressam os temas mais longos, como "Something Very Strange", que, após um começo soturno, se desenvolve num tema mais cheio e denso, mas que carrega uma dose bastante vincada de rock progressivo dos anos 80 em jeito de revivalismo, mas que não impede que os músicos tragam a sua própria abordagem e ainda estejam presentes as características sui generis da sua sonoridade.

Ao chegar ao fim deste álbum, a ideia chave que reside é emoção. Sim, não descartando o virtuosismo, os Spock's Beard concentram-se mais em transmitir atmosferas e emoções que se reflectem na paixão com que escrevem os temas que aqui ouvimos. Seja pela composição extremamente cativante ou pelo trabalho de guitarra sublime e tocante, este trabalho não deixará de transmitir uma miríade de emoções ao ouvinte e isso é o propósito de toda a música!

Nota: 9/10

Review por Ruben Mineiro