About Me

Inexistenz - "Erfundene Welten" Review


Segundo álbum deste projecto ou one man band (e o "man" aqui é B.) eslovena, que se move no estilo do black metal mais contemplativo e depressivo. Há um melhor termo para descrevê-lo mas tentaremos chegar ao fim da crítica sem o usar. Seis faixas em trinta seis minutos, com tempos não muito elevados (e quanto aumentam, como na "Zu Misslingen Bestimmt", o resultado não é bonito de se ver... ou ouvir) e que não ajudam ao factor da variedade.

E a voz... a voz de B. não ajuda. Na verdade, ele é que parece precisar de ajuda tal o desespero que emana da sua voz. Sentimento na música tudo bem, mas isto é um pouco demasiado. Qualquer intensidade que fosse suposta passar perde-se pelo caminho. Parecem trinta e seis minutos de lamentos do Gollum quando perde o anel, embora a voz de B. não seja tão irritante assim.

Na verdade... não vale a pena lutar contra aquilo que é forte. Temos que o dizer abertamente: "Erfundene Welten" é aborrecido. Até poderia ser menos aborrecido com outras vocalizações, mas mesmo assim... seria aborrecido. Não há chama, não há sentimento que perdure (embora ele exista por vezes, quer nos riffs do tema título como na melodia inicial da instrumental "Belanglos" - depois acaba por enjoar também, sempre a mesma toada mortiça por seis minutos), não há assim grande razão que faça com que se queira voltar aqui.
 
Nota: 5/10

Review por Fernando Ferreira