About Me

Killswitch Engage - "Disarm the Descent" Review


"Disarm The Descent" é o 6º LP da banda de metalcore americana Killswitch Engage e marca o regresso do vocalista Jesse Leach ao grupo, após uma ausência que se prolongou por mais de 10 anos. Tirando a saída do ex-vocalista Howard Jones, a banda mantém o mesmo alinhamento que no seu LP anterior, com Joel Stroetzel e Adam Dutkiewicz nas guitarras (este último também empresta a sua voz aos backing vocals), com Mike D'Antonio no baixo e Justin Foley na bateria.

O primeiro tema "The Hell In Me" começa de forma frenética, com um growl, um riff destruidor e um ritmo em blast beat, que abranda para um downtempo e se mantém assim até ao refrão, onde alterna entre o primeiro e o segundo ritmo do início da música. O refrão também fica no ouvido, como a maioria dos refrões das músicas presentes no LP, que se equilibram bem entre a agressividade e a melodia - neste aspecto, a voz e as letras escritas por Jesse Leach não decepcionam e encaixam perfeitamente no estilo de som que a banda tem vindo a adquirir ao longo dos anos. Nota-se que as letras em particular foram bem ponderadas e nenhuma das músicas fica vazia e desprovida de significado.

Deve-se dar também destaque ao single do álbum "In Due Time", uma malha com uma sonoridade mais comercial, que fica no ouvido principalmente devido ao refrão a duas vozes "All in due time, see the world through different eyes. All in due time, shadows will give way to light." e pela bridge que antecede o solo de guitarra. A "Tribute To The Fallen" e a "No End In Sight" são músicas que também ficam no ouvido devido pela sua melodia, contrastando com as músicas que ficam no ouvido pela sua agressividade, como a "All We Have" ou a "The Call" que estão preenchidas de blast beats, ritmo que era menos utilizado nos trabalhos anteriores da banda, mas está notoriamente mais presente neste álbum.

Com a saída de Howard Jones, que tinha substituido Leach quando este saiu da banda em 2002 e se tinha vindo a cimentar como o rosto da banda, muitos dos actuais fãs de Killswitch Engage temiam que o seu trabalho fosse descer de qualidade, mas tal não foi o caso. Leach regressou à banda melhor que anteriormente, com confiança e qualidade na sua escrita e performance vocal e uma excelente sinergia com o resto dos membros. Sem rodeios, "Disarm The Descent" é possivelmente o melhor e mais sólido álbum da banda desde o "The End Of Heartache" e, embora possa não agradar aos fãs mais hardcore do género, que dão prioridade à brutalidade em detrimento da melodia, é digno de ser ouvido pelo menos uma vez por todos, desde o apreciador recém-chegado ao género até ao fã mais aguerrido do grupo.

Nota: 8.4/10

Review por Tiago Leonel Ferreira