About Me

Sirocco - "Lambay" Review


Os Sirocco são irlandeses e tocam heavy metal melancólico com reminiscências celtas nas melodias que emprega. E sim, apesar desta descrição, o nome da banda é bem mais estranho do que o som em que ela se insere. No entanto, quando se diz melancólico, não terá propariamente relacionado com o doom, até porque as músicas são na sua grande parte up tempo e quando não o são, também não se inserem nas características específicas do doom.

Também tem que ser dito, que apesar do cariz underground da banda e deste álbum não ter sido lançado por nenhuma editora, este é já o seu terceiro álbum. E não se pode dizer que acusem falta de experiência mas... o sentimento geral de cada uma das faixas e do álbum, consequentemente, é de que falta algo. Falta sal. Alguma coisa neste tempêro que foi poupada e o resultado final ressente-se. A voz de Ciaran não é um poderosa mas também não compromete. O conceito do álbum, que foca a invasão dos  povos nórdicos à Irlanda, é riquíssimo e bem aproveitado, temos bons riffs, linhas de guitarra lead interessantes, mas mesmo assim, falta alguma coisa.

As músicas não têm a intensidade que o conceito merece (que diabos, nem têm a intensidade que aquilo que a banda diz que toca sugere: heavy metal celta) e isso gera um sentimento de ingratidão para quem ouve. Gosta do que ouve, gosta do conceito da banda e até da banda em si, apesar do nome, mas depois parece que há sempre algo que impede que haja um maior consenso em relação à qualidade das composições aqui contidas. O que é frustrante.
 
Nota: 6.5/10
 
Review por Fernando Ferreira