About Me

Machetazo - "Ruin" Review


Oriundos da vizinha Espanha, os Machetazo são uma banda de Death/Grind que nos traz em "Ruin" o seu sexto álbum de originais. A proposta sonora que o colectivo nos traz é simples e directa, com temas furiosos e sem grandes floreados, como é passível de comprovar logo no primeiro tema, "Horca", que se apresenta furioso e destructivo. O som é obscuro e tenebroso, sem perder as características raivosas e cortantes do death/grind, tornando o som dos espanhóis uma mescla bastante interessante. 

No geral temos temas relativamente curtos, com duração inferior à marca dos três minutos, o que, apesar de ser apanágio do estilo, limita um pouco a amostra que nos é apresentada em temas mais longos como podemos ver em "Espectro", que se inicia com um riff lento, quase "doomy", o que mostra a ambivalência do som da banda e se apresenta como um ponto a favor neste registo. Depois de mais uns quantos temas tipicamente curtos e um tanto estéreis, o experimentalismo "doomy" regressa, para grande alegria, em "Tanatório", um tema que é um dos pontos fortes de "Ruin" com uma aura negra, tenebrosa e assustadora que envolve o ouvinte numa doce cortina sombria. Depois de uma espera voltamos aos riffs lentos e arrastados, mais intensos que os Machetazo têm para oferecer, sendo que "Tétrico" é apenas a entrada no vácuo sonoro seguinte, pois é na faixa final, "Ruinas", que o colectivo explora em pleno ao longo dos seus oito minutos, toda a sua negritude e que nos mergulha numa onda de terror sonoro que nos contagia e nos faz sentir o verdadeiro impacto dos riffs que se deixam escapar de forma tortuosa das guitarras.

Em suma, este álbum apresenta uma hipótese para os Machetazo, a de explorarem uma vertente mais madura no seu som e de colher os dividendos desse mesmo caminho que, como aqui se vê, tem potencial para dar frutos e começar a deixar o nome dos espanhóis com uma marca própria ao invés de continuar como uma regular banda de death/grind.

Nota: 7.3/10

Review por Ruben Mineiro